Avançar para o conteúdo principal

“…Antes de nascerem, já morrem…”

 ENTREVISTA 
LINDO CHIKAKUALA

“…Antes de nascerem, já morrem…”


O finalista do curso de Jornalismo, a nível do ensino superior em Angola, Lindo Chikakuala, considera negativo o desempenho dos deputados angolanos na presente legislatura, numa altura em que os parlamentares encontra-se em gozo de férias.

Leal Mundunde (LM)-  Que avaliação faz do desempenho dos deputados na presente legislatura?


Lindo Chikakuala (LC)- É de facto negativa, porque vimos que os parlamentares angolanos não conseguiram outra vez responder os anseios do povo angolano . Foi uma legislatura pobre, como as anteriores da era do anterior presidente da República de Angola, Eduardo dos Santos. Esta legislatura seria no meu entender a melhor que o parlamento já teve  após o conflito, porque foram aprovadas leis que seriam benéficas para o país, caso que houvesse consenso entre todas as bancadas do hemiciclo angolano. Falo da Lei de Repatriamento de Capital e das autarquias local.  Portanto, pelo facto de nessa legislatura serem aprovadas 32 leis, isto não quer dizer que à Assembleia Nacional teve um papel extraordinariamente positivo.

LM- As e leis aprovadas do seu ponto de vista, não vão beneficiar os angolanos?

LC - Poderia beneficiar o povo,  se as leis podiam ser postas em prática, para que o povo desfrutasse das mesmas. Vou lhe dar dois exemplos:  se a Lei de Repatriamento de Capital fosse discutido com sentido de Estado e de patriotismo, hoje todo o cidadão angolano diria que de facto que estas leis valem. Aprovam-se tantas leis e depois no fim de tudo as mesmas leis são engavetadas pelo Executivo ou seja, elas antes de nascerem , já morrem. O outro exemplo, está ligado com as autarquias que o seu debate não foi nenhum pouco produtivo, porque os deputados monopolizaram o debate sobre as autarquias na questão concernente ao gradualíssimo, que por sinal acabou empobrecendo a temática sobre as autarquias que é já daqui a um ano.

LM- Entre  geográfico e  funcional, qual das autarquias se enquadra melhor a nossa realidade e por que?

LC - O partido Estado quer enveredar para o gradualíssimo geográfico, com o objectivo único de continuar com a hegemonia sobre os angolanos, porque se optar em aceitar a proposta da oposição, obviamente que lhe vai custar caro pois,  podem correr o risco de perderem o poder posteriormente. O que simplesmente a bancada parlamentar ou deputados do MPLA fazem é uma espécie de protecção do seu [Status squo], por isso,  é que a oposição angolana tem que fazer um grande esforço de como vai fazer para quebrar ou desfazer essa maioria que o MPLA tem no parlamento, porque começa a se aperceber que é de facto um sério problema.

LM- Como quebrar esta maioria que te refere?

LC - A quebra desta maioria passa pela voto dos cidadãos nas urnas, mas será uma batalha complexa alterar este quadro, porque o maior problema reside na CNE.

LM-  Por que na CNE?

LC - Porque é este órgão que elabora todos os resultados eleitorais do país. É uma instituição que não inspira confiança do povo devido a sua composição que é maioritariamente composta por membros do partido Estado (MPLA).

LM- Perante esta realidade, o  que os deputados devem fazer?

LC - Procurarem um meio-termo, face a este tipo de irregularidade que temos assistido no nosso quotidiano que não dignifica a nossa democracia orientada.

LM- Quais os aspectos positivos que observou na presente legislatura, apesar de atribuir nota negativa aos parlamentares?

LC - Prendesse pelo facto dos deputados sobretudo na oposição, com maior realce os grupos parlamentares das formações política da CASA-CE e a UNITA, terem conseguido influenciar o Executivo angolano na implementação do chamado Imposto do Valor Acrescentado (IVA). Por outro, devo realçar que discussão da aprovação da Lei do Projecto Autárquico é óbvio um ponto positivo e de grande relevância desta legislatura.

LM- Os deputados dos partidos da oposição, dão nota negativa a não transmissão das várias sessões parlamentares. O que lhe apraz dizer.

LC- Esta questão do tratamento que são dados as matérias jornalísticas proveniente de deputados na oposição, não é de hoje, isto já se arrasta há vários anos desde o consulado do anterior Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos que instaurou este tipo de práticas nos órgãos de Comunicação Social públicos e até mesmo nos meios de informação privado por via do partido MPLA que substituíram jornalistas com pessoas vindos do SINFO, boicotaram os conselheiros de redacções dos médias.

LM- O que os deputados devem fazer para reverter este paradigma da não transmissão de várias sessões parlamentares?

LC- É  negociar com o partido Estado/MPLA, para ver se conseguem ultrapassar este aspecto que é bastante feio e que não abona nada a democracia.

LM- Dos vários deputados, tem alguns que o surpreenderam na positiva? Se sim, quais são?

LD-  Joaquim Nafoia, Sediangani Bimbi, David Mendes, Adalberto Costa Júnior, Mihaela Webba, Nelito da Costa Ekuikui,  Navita Vemba Ngolo e Makuta Nkondo.

LM- Por que?

LC- Porque todos  tiveram um desempenho extraordinário nas suas intervenções dentro do parlamento angolano e que de facto nenhum de nós duvida que estes dinossauros do nosso mosaico foram muito interventivos.

LM- Quais os desafios que deixa aos deputados?


LC- Que nas próximas sessões do parlamento os nossos deputados devem mais adoptar uma postura que de facto lhes desmarcam,  da postura que eles apresentam muita das vezes nos fazem perceber que lá no parlamento eles fazem uma rixa de “forma de gangues”(grupos de bandidos) e que não é bom, porque este tipo de postura faz com que a Assembleia perde o seu peso na sociedade angolana. Espero que também procurem ter mais consenso nas matérias que mexem com a vida destes pacatos cidadão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (Costa Vilola) e cesalty Paulo

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim  “de responder as necessidades das pessoas do Centro de Acolhimento” dos

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAMBÉM EXTRE