Por: Leal Mundunde
Depois destas duas forças políticas terem apresentado "RECURSO" ao Tribunal Constitucional, nas vestes de Tribunal Eleitoral, por"supostas" irregularidades verificadas durante a divulgação dos resultados das eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, chego às seguintes conclusões:
1-A UNITA e a CASA-CE presumo que "vão" observar a qualquer momento o chumbo do Tribunal ao recurso apresentado, uma vez que ao meu ver o cenário está a ser desenhado, basta analisarmos com profundidade os pronunciamentos dos líderes das Comissões Províncias Eleitorais, que no geral alegam não terem recebido reclamações das forças políticas com realce a UNITA.
2-O Club K divulgou que supostamente um dos Juízes do Tribunal Constitucional, propôs chumbo a providência cautelar da UNITA. Ao se confirmar, para muitos não será novidade em função do figurino desta instituição.
3-Cogita-se que está em curso a preparação para a cerimónia de tomada de posse de JLO, a 15 de setembro, por ter vencido o pleito eleitoral, de acordo aos dados tornados público pela CNE.
4-O Tribunal Constitucional
no geral tem sido visto por vários cidadãos como sendo um órgão com várias interferências externas, quando se trata de assuntos ligados a oposição.
Nesta senda, espero estar enganado no que se refere a este aspecto, em que dou o benefício a dúvida.
Se a UNITA e CASA-CE "chumbarem", caso não concordem com a decisão do TC, ainda terão outra solução: efectuar EXAME ESPECIAL.
Qual será a metodologia do exame especial?
A questão fica aberta para o público, que para muitos a solução seria para o "protesto popular" e no caso específico da UNITA que não aceitasse pela primeira vez tomar posse na Assembleia, mas é primordial que se esgote todos os recursos disponíveis em nome da verdade.
Entretanto, em nome da verdade e evitarmos dúvidas, espero que a CNE e a UNITA, bem como a CASA-CE, possam divulgar na internet as actas em sua disposição para a devida comparação.
Que a verdade seja um facto para o progresso comum...
Com Deus no comando, rumo a vitória...
Comentários
Enviar um comentário