Por: Leal Mundunde
Os médicos cubanos que chegaram esta sexta-feira ao país, para ajudarem no combate a pandemia da Covid-19, vão cumprir quarentena abaixo dos 14 dias.
A informação foi avançada pela ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, na conferência de imprensa realizada ontem, 11, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda.
São no total 256 médicos de Cuba que vão reforçar as equipas que se encontram a trabalhar no combate a esta pandemia e serão encaminhados para os 164 municípios do país.
A ministra da saúde afirmou que os médicos cubanos de diversas especialidades, efectuaram quarentena no seu país, mas antes de serem distribuídos para as várias instituições sanitárias, serão avaliados num período de no mínimo cinco dias.
"Os medicos cubanos trazem para o país uma vasta experiência no domínio do combate às grandes endemias e com os mesmos vamos garantir assistência médica diferencial nos 164 municípios do país", acresceu Sílvia Lutucuta,
Para além dos recursos humanos provenientes de Cuba, o Estado angolano adquiriu deste país, 30 toneladas de material de apoio, incluindo medicamentos.
A ministra avançou também, que os cubanos terão a missão de formar os técnicos de saúde angolanos durante o período em que estiverem em Angola.
Recordar que nas últimas 48 horas, Angola não registou caso positivo da Covid-19, mantendo os 19 casos positivos, sendo que dois morreram, dois estão recuperados da pandemia e 15 cidadãos convivem com a doença.
Comentários
Enviar um comentário