Avançar para o conteúdo principal

AFRICA E SUAS "MALAMBA"


Por: Leal Mundunde

Há dois anos escrevi um poema que aborda sobre o continente africano, poema este que recomendo o caro leitor a ler o texto  ou ouvir o áudio do mesmo. Neste poema, faço uma reflexão profunda deste vasto continente , no qual aproveito para deixar soluções que podem contribuir para o seu desenvolvimento...( o link do poema está no final deste artigo e o caro leitor pode baixar e ouvir o audio).

África o berço da humanidade, continua a ser um continente com povos acolhedores, com  esperança no futuro, mas com desigualdades profundas e com conflitos internos fruto da não transparência dos pleitos eleitorais, do não  cumprimento dos acordos e ambição de alguns indivíduos que pensam somente em si e esquecem-se do futuro.

Observamos um continente onde uns preferem investir no exterior do que nos seus  próprios países. Temos indivíduos que se apropriam do que é comum e esquecem-se dos demais que alimentam-se de "migalhas ou quase nada".

Aqui, há crianças que morrem a fome e sem assistência médica e medicamentosa. Até  a educação em muitos países de África está doente e a saúde necessita de uma verdadeira educação.

Alguns dos países de referência em África, apostam com mediocridade no sistema de ensino. Esquecem-se que estes excluídos de um ensino sem a qualidade que se espera,   podem ser  ou serão os futuros líderes ou governantes de África!Estes, serão talvez os mestres de seus sobrinhos, netos e compatriotas. Dos seus filhos não acredito,  pois no geral são formados no ocidente.

Observamos, cidadãos que apostam na destruição   dos seus  semelhantes. Este comportamento é reprovável. Com este espírito de alguns indivíduos, dificulta o progresso desta terra, que necessita de todos a caminharem de mãos dadas, com foco, fé e determinação.

Pensar diferente, não dá o direito de muitas vezes sermos declarados como  inimigos,  pois a diversidade faz-nos crescer e sermos indivíduos melhores.

Há indivíduos que  apoiam o terrorismo para a destruição de África, fruto da ganância e falta de patriotismo. O verdadeiro cidadão ou patriota, deve defender com pujança a sua terra, deve lutar para a preservação do bem comum e na implementação de um verdadeiro Estado Democrático  de Direito.

Caro leitor, almejo  deixar uma África onde a governação não seja vista única e exclusivamente com as cores políticas, onde haja abertura aos que têm vontade de contribuírem para o desenvolvimento da maioria; uma África onde as populações tenham a liberdade de manifestarem-se livremente sem que as forças da ordem reprimem os actos; uma África onde os manifestantes tenham a capacidade de respeitar o que está plasmado na Carta Magna, uma África onde os governantes deixem as cadeiras não de forma coersiva ou quando efectuarem a viagem para a " terra dos pés juntos..."

Hoje, o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19, e há índividuos do Ocidente e não só, que defendem a necessidade de virem testarem em África as vacinas produzidas para o combate desta pandemia, facto que não concordo.

Como é possível, o seu filho estar a morrer a fome e você prefere dar de comer o filho do vizinho? meus caros, testem as vacinas nos vossos países e depois de observarmos a sua eficiência podem dirigir-se ao nosso continente. Não podem transformar África em um local de experimentações de vossas pesquisas. Dirigentes africanos, não aceitem este tipo de propostas.

Pensemos em uma África diferente dos interesses do ocidente. Pensemos em uma verdadeira África para os nossos sucessores. Pensemos em uma África mais unida onde os nossos problemas sejam resolvidos por nós e apostemos em um continente industrializado e que se beneficie dos bens que nela existem.
Vamos caminhar na unidade  para implementarmos  a chamada paz autêntica no continente.

Espero deixar uma África melhor para os meus netos, pois para os meus filhos ainda tenho muitas dúvidas, porque continuam a testemunhar esta pobre realidade, da ganância, desigualdades profundas, corrupção, nepotismo, injustiça, bajulação, ensino débil, saúde precária e tantos outros problemas que impedem o desenvolvimento do meu continente, onde até agulhas ou alfinete, em muitos países não se fabrifica.

Seremos melhores, quando implementarmos os discursos lindos na prática e pensarmos em políticas públicas com impacto na vida do cidadão, políticas que sejam inclusivas.

Em fim, a missão é deixarmos uma África melhor do que encontramos, uma África onde os seus filhos tenham as melhores condições de vida e convivamos na irmandande/unidade, para juntos trilharmos os caminhos da vitória.
https://mundundeonline-angola.blogspot.com/2020/03/africa-poeta-leal-mundunde-mp3-download.html?m=1

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...