SEXTA-FEIRA SANTA – ANO SANTO DE 2020
ADORAÇÃO DA CRUZ
Por: Ir. Pe. Alberto Sissimo, PSDP
Primeira Lt: Is. 52,13-53,12; sal. 30; Segunda Lt: Heb. 4,14-16.5,7-9; Ev.: 18,1-19,42
Hoje é o dia de silêncio , dia por excelência para adoração da Santa cruz. A cruz, é a realidade mais autêntica da vida cristã… se uma tal Igreja, não te apresenta a cruz, desconfie, tenha sérias duvidas, sobre a imagem de Deus e de humanidade que te querem dar…
A cruz, é penhor de Salvação, é caminho, verdade e vida, que conduz ao Pai… Não aceite aquelas doutrinas desviantes e estranhas, que agitam e atrapalham a sua fé disse: VOCÊS ADORAM IMAGENS. O primeiro que nos mandou confiar na cruz, foi o próprio Deus, quando no deserto pediu a Moisés que levantasse a serpente de bronze numa haste (Nr. 21,4-9).
Claro que a cruz, é loucura para os gregos e escândalo para os judeus (1 cor. 1,23), porque um Deus não pode amar, só pode ser amado. Para o nosso Deus, o Deus de Abraão, de Isaac, de Jacob, de Azarias, de Misael, de Abdenago, o Deus Maria, de São Paulo e de São João Calábria, o Amor vem ao nosso encontro e faz habitação em nós. A cruz, é o Amor universal de Deus, para com a humanidade.
Por isso, para o cristão adorar a SANTA CRUZ, não é uma idolatria, pelo contrário é testemunhar a redenção com que Cristo nos conquistou. A caro prego, fomos resgatados com o sangue de Cristo. Sem a cruz na vida cristã. Jesus não foi pregado numa árvore ou numa madeira qualquer… Ele foi pregado numa cruz, para significar que abraça toda mundo do norte ao sul, do Este ao Oeste… Jesus foi pregado na cruz para que ninguém encontre desculpas sobre a sua condição.
A Cruz é sabedoria infinita de Deus, que oferece a todos os homens que o seu poder e a sua realeza não se confundem em destruir tudo e todos, a sua grande não está na espada e nos cavalos; no petróleo ou na tecnologia; os doutores ou cientistas. A cruz é a força de Deus, que alcança pequenos e grandes.
Nas Igrejas, nas casas, carros e lugares usados por católicos, devemos ter a CRUZ SIM, pois, Deus não está contra a cruz, Ele opõe-se aqueles que tenta fabricar outros deuses fora de si (Ex. 32, 1,14). Deus disse: «guardai-vos da idolatria…», e hoje a idolatria é o que? Não é a CRUZ, não é a imagem de Nossa Senhora, hoje a idolatria, é quando não reconheço o poder salvador e redentor de Jesus; a idolatria são os milagres vendidos com multicaixa e IBAN, a idolatria, é pensar que estamos ao nível da Cruz de Jesus e da sua potência salvífica. A idolatria hoje, é quando pensamos que o nosso salário é mais importante que a Palavra de Deus, idolatria é abrir seita para enganar o povo simples; idolatria é quando prometes prosperidade sem esforço algum; idolatria é levantar falsos testemunhos, faltar a verdade e difamar o próximo.
Cristão católico, adoremos e glorifiquemos a santa cruz, porque Dela veio alegria para o mundo inteiro; a Cruz é o símbolo que nos remete ao servo sofredor de Isaías. Deus mesmo manda fazer coisas, objectos e imagens. É o caso da Arca da Aliança, com seus querubins de ouro e com o propiciatório também de ouro puro (Ex 25, 10-22). São elementos que precisamos não como se eles fossem Deus, mas sinais sensíveis para manifestar a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade.
Hoje, em família, por cima da mesa, com duas velas acesas, façam adoração da santa cruz.
NÓS VOS ADORAMOS E BENDIZEMOS, Ó CRISTO…
PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO…
Um abraço e abençoada sexta-sábado santos
Ir. Pe. Alberto Sissimo, PSDP
Comentários
Enviar um comentário