Avançar para o conteúdo principal

NO CUANZA NORTE: DOCENTE DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA SOFRE AMEAÇAS DE MORTE

Fonte: Jornal O Crime


O Doutor Paxi Pedro, docente universitário da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte (ESPCN), tem estado a receber recorrentemente ameaças de morte, vindas de indivíduos anónimos que se fazem passar de estudantes daquela instituição.

A história começou em maio deste ano, quando elementos desconhecidos dirigiram-se a sua residência com subterfúgio de entregarem um envelope ao Dr. Paxi Pedro.

Naquela altura, os mesmos, avistaram-se na porta com a irmã do também especialista em Psicologia, mas estes recusaram-se a entregar o envelope, afirmando que somente poderiam fazê-lo na sua presença.

A vítima, recorda que a sua irmã, convidou um dos elementos a entrar, a fim de o fazerem chegar pessoalmente, mas recusou-se, tendo se retirado em seguida sem que entregasse o artigo, o que levantou suspeitas das reais intenções.

No dia seguinte, isto é, a 21 de Maio, o interlocutor avança que recebeu uma mensagem anónima no seu telemóvel, onde o seu remetente afirmou que o docente tem tido o hábito de reprovar os alunos, prometendo acabar com a sua vida como e quando quiser, por conhecer devidamente os seus passos.

Na sequência, fez participação ao Serviço de Investigação Criminal. O contacto em questão, mantém-se desligado até a presente data e desconhece o resultado das investigações.

O também comentarista do programa O Crime na Rádio, um espaço do Jornal O Crime, emitido na Rádio Prenda, afirma que há mais de dois anos que nas suas turmas não se regista reprovações.

“Sou dos poucos e quiçá o único docente onde o aluno com nota nove em função da presença, assiduidade e comportamento, eu adiciono mais valores e eles transitam”, acresceu.

O episódio voltou acontecer no passado dia 19 de Julho, altura em aplicou uma das provas.Na missiva, o suposto estudante descreveu estar decepcionado por observar turmas cheias de colegas que foram ao recurso, prometendo assassinar o seu “mestre da academia de ensino”, caso haja reprovações.

O Dr. Paxi Pedro, suspeita que podem não ser realmente estudantes por detrás destas ameaças, desconfiando ser elementos que eventualmente encontraram este caminho para que não sejam identificados com maior facilidade.

Após o ocorrido, ligou ao mesmo número, chamou, não atendeu e imediatamente o indivíduo desligou o contacto até ao momento.

Nesta segunda-feira, 22 de Julho, junto ao SIC Ndalatando, após ter feito participação a este órgão de investigação, alegadamente o agente orientou que contratasse um advogado para dar sequência ao processo, resposta que deixou preocupado a vítima destas mensagens, que esperava outra medida deste órgão, para a descoberta dos verdadeiros autores desta acção, dado ao risco que corre.

O entrevistado, recorda que em 2020, ajudou alguns estudantes que tinham recurso directo, para efectuarem os exames.”Curioso, pegaram em 73 mil kwanzas, deram-me, peguei neste dinheiro”, escreveu uma carta que endereçou ao Gabinete Jurídico da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, denunciando os mesmos.

Para o seu espanto, conta que a instituição fez três meses para responder e no final, o resultado foi a seu desfavor:”instaurou-se uma censura disciplinar”.

De modo a reverter o quadro, o docente contratou advogados, que junto ao Ministério do Ensino Superior recorreram da medida, cujo desfecho ao seu favor aconteceu um ano depois.

O docente que teme pela sua vida, clama as entidades de direito, que o ajudem, pois, as ameaças são recorrentes, inclusive soube de dois colegas que perderam a vida alguns anos, em circunstâncias estranhas, sendo o último por envenenamento e não se conhece o desfecho das investigações.

“Não sabemos o que venha acontecer nos próximos dias comigo” acrescentou, o docente que trabalha em Ndalatando, província do Cuanza Norte, uma cidade que descreve de ser pequena, em que a maioria ou quase todos se conhecem.

Este é um dos assuntos que vamos trazer com mais detalhes na próxima edição do programa O CRIME NA RÁDIO, no sábado, dia 27 de Julho, das 10h00 as 12h00 na Rádio Prenda, frequência 105.3, com transmissão na nossa página do Facebook “O CRIME”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (Costa Vilola) e cesalty Paulo

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim  “de responder as necessidades das pessoas do Centro de Acolhimento” dos

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAMBÉM EXTRE