O que é definido como ancestral? E o que seja ancestralidade?
Ancestral é definido como indivíduo que dá origem a outras vidas da mesma espécie que ao longo do tempo vão ganhando novas características e habilidades evolutivas e adaptativas. Ancestral é também definido como antepassado de uma geração animal ou vegetal.
A ancestralidade define a qualidade de ancestral, próprio de um antepassado.
Algumas pessoas por falta de leitura e emoções ultrapassadas a religião e espiritualidade entendem da ancestralidade como se tratasse de " demônios" que é um espírito satânico, uma turbulência existencial aos seres animados. Em momentos de aflição para muitos seres humanos, principalmente africanos, por causa das suas raízes ligadas ao passado, expressam seus sentimentos chamando nome daqueles indivíduos ( ancestrais) que durante décadas marcaram a vida de uma tribo e cultura. Eles acreditam que eles são intermediários de Nzambi ( Deus) e que seus nomes são usados para despertar a vontade do supremo em agir diante daqueles que o buscam usando outras alternativas.
É comum em várias sociedades como a dos índios e africanos observar situações ligadas a ancestralidade, isso não descarta a possibilidade da existência de um " Deus" um ser supremo que regula o funcionamento humano e o chama a razão e ao uso exclusivo da alma para se conectar ao mundo do além.
Muitos acham que falar de ancestralidade é exatamente falar de demônios. Isso não é verdade, cada vida é uma cultura e religião, ela provém de uma vida pré-existente, pois depois da criação, ao longo dos tempos não foi criada outra forma de vida que não dependesse de um ancestral ( avós, bisavós e ...), quando se fala de ancestral, fala-se daqueles indivíduos que deram vida aos nossos avós, pais dos nossos atuais pais.
Na cultura africana e noutras, os avós têm um poder maior sobre a sua descendência, eles são usados como intermediários na ligação entre o homem e o Deus, seus nomes são usados para despertar as suas antigas energias para que chamem atenção do pai celestial para intervir na vida de quem chama por ele. É isso que em algumas religiões chamam de " invocação aos antepassados".
Para os Kimbangu(s) e outras religiões africanas acreditam que a vida atual tem três ligações:
1ª- O homem se liga com os ancestrais através da cultura.
2ª- O homem se liga aos ancestrais por meio de invocações para despertar suas energias.
3ª O homem se liga a Deus por meio dos seus ancestrais, pois eles são intermediários ( anjos ) que Deus colocou em suas vidas para os ajudar se comunicar com eles.
Portanto, não existe demônio algum em usar a ancestralidade para equilibrar as energias positivas ( espírito) quando o momento é chamar atenção daqueles que nos geraram.
O africano acredita que:
- Os ancestrais não morrem pelo espírito, eles morrem pela carne, pois chamando seus nomes no momento que precisa conversar com eles, agita as energias das suas raízes para que eles possam perceber do que se passa com a pessoa que os chama ou precisa. E eles usam suas energias para pedir a Deus intervenção, pode ser de cura, de cautela ou de decisão.
Não existe demônio na ANCESTRALIDADE, pois estamos falando de seres humanos que principiaram a vida humana no planeta, eles têm argumentos sobre o universo. E são esses argumentos que os tornam especiais na cosmologia africana.
A fé cristã não pode te fazer desviar de outros conhecimentos, pois viver é também conhecer as culturas e as suas manifestações.
Por hoje é tudo.
Por: Mero Panzito
O amigo da virgem
Poeta que ninguém merece
Dores de um amor enforcado
Aluno Mero Professor.
Amei imenso meu irmão! Obrigado pela apreciação.
ResponderEliminar