Avançar para o conteúdo principal

A arte como grande desafio

Rui Ramos /Jornalista do Jornal de Angola

Jornalista

Leal Mundunde, o Poeta Leal Mundunde, é natural do município de Ambaca, província do Cuanza-Norte. Nasceu a 30 de Março de 1990 e é primogénito de Apolinário Domingos Francisco e de Victória Miguel António.

03/09/2023  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 08H30
© Fotografia por: DR

"Até aos nove anos, a minha história de vida foi construída no Cuanza-Norte, onde tive as primeiras lições com os meus pais, segundo os quais devíamos vencer sempre com justiça, valorizando o próximo e sabendo esperar a nossa vez”, começa assim a sua apresentação. 

Em casa dos pais enfrenta, desde cedo, muitas dificuldades financeiras. "A situação piorou quando o meu pai, por motivos de saúde, foi forçado a partir para Luanda a fim de efectuar tratamento médico. Ficámos com a minha mãe, eu e mais três irmãos”, recorda. "Na minha infância, eu e a minha mãe percorríamos longas distâncias, do bairro Casoxi até à sede do município de Ambaca, para vendermos produtos do campo, mas muitas vezes optávamos pela permuta, fornecíamos produtos do campo e em troca recebíamos peixe ou sal proveniente de Luanda”. 

O pai criou condições para estarem juntos em Luanda, o que se concretizou em 1999. "Pensava que a nossa vida seria melhor na capital, mas, infelizmente, as coisas pioraram”. 

A mãe vendia no mercado do bairro Huambo e o pai, sempre que estivesse de folga na empresa onde trabalhava como segurança, dirigia-se ao Prenda para comercializar produtos diversos, para que em casa tivessem o que comer. 

"Na infância, eu também vendia petróleo, bolacha, cigarro, procurava garrafas para a venda de petróleo, muitas vezes nos locais onde depositavam lixo, correndo riscos sobretudo de saúde. Acordava ainda de noite para este desafio, pois não tinha outra opção.” Leal Mundunde sentia dor no seu interior, confidencia-nos. "Não podíamos ter uma vida melhor do que aquela, no Natal tínhamos somente arroz branco e sumo”. 

Um dos momentos mais difíceis da sua vida foi em 2001, quando perdeu a irmã. "Eu estava na sala de aula, quando recebi a triste notícia. Sai em lágrimas, antes de amanhecer a minha irmã já mostrava sinais de que estava a despedir-se e morreu nas primeiras horas do dia”.

Leal Mundunde começou a estudar muito tarde, próximo dos dez anos. "Sempre fui um estudante exemplar, apesar das condições de vida, repetia a roupa várias vezes e ia para a escola com fome”. 

Muitas vezes os colegas do ensino primário riam-se, por eu não possuir roupas de marca, por repetir as roupas e calçado. Chorava, não na presença dos colegas, mas quando estava sozinho em casa a reflectir sobre a vida”.

Leal Mundunde sofria bullying devido ao nome "Mundunde”, pois a maioria tinha nomes em português. "Mas eu defendia o meu nome com orgulho”. 

No meio de muitas dificuldades financeiras, Leal Mundunde termina o ensino médio em 2012, obtendo o título de Educador Social e fica um ano inteiro em casa, sem trabalho. 

"Em 2014, ingressei no ensino superior, tendo concluído o 4º ano em Jornalismo em 2017, mas já exercia a profissão pois havia feito antes duas formações profissionais nessa área”. 

"A primeira arte a surgir na minha vida foi a música. Tudo por influência dos meus pais, pois a minha mãe fazia parte do grupo coral e o meu pai, sempre que estivesse em casa, gostava de cantar e ouvir música. Era lindo ouvir os meus pais a cantar e ajudava a esquecermos as malamba da vida, pois muitas vezes nem água tínhamos”. 

Ao ritmo do som do bidão, na infância Leal Mundunde cantava e os irmãos dançavam. Em 2004, decide ser músico do estilo Kuduro. Cantou a solo até 2008, altura em que criaram o grupo musical Os Meninos de Ouro, com o falecido Mr. Caio. 

"Em 2008, optei por fazer teatro e fundámos, com Rafael Baptista e Mr. Caio, o grupo Teatral Os Meninos de Ouro. Actuei várias vezes em Luanda e influenciei crianças e jovens a fazerem parte do grupo, que existe até hoje, no Cassequel, mas eu abandonei em 2014”. 

"A arte que levo de forma activa é a Poesia. Comecei a escrever poemas em 2006 e a declamar em 2009. Fruto de muito empenho, mantenho-me firme”. 

Leal Mundunde foi secretário-geral do Movimento Literário Baronesa do Amor Cultura e Artes, que congregava artistas de várias províncias, tendo realizado, com os seus próprios meios, espectáculos em Luanda, Benguela, Malanje e Cuanza-Norte. 

"Em 2020, terminei em 2º lugar na gala de premiação dos melhores poetas de 2019, organizada pela Rádio Online Vida”. 

Em 2018, alguns fãs do seu trabalho criaram o Fã Clube Poeta Leal Mundunde. "Precisamos sempre do suporte de outras pessoas”. 

Com a Mundu Line, organização de que é o líder, realiza quinzenalmente o Projecto Leitura na Comunidade, com o objectivo de incentivar o hábito pela leitura. 

"Recomendo a todos os jovens que evitemos o imediatismo e trabalhemos com foco, persistência e unidade”, conclui. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...