Avançar para o conteúdo principal

A QUEM APROVEITA A DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA?

Texto: Albano Pedro (Extraído do seu perfil no Facebook)

A iniciativa de destituição de João Lourenço do cargo de Presidente da República tem levado a sociedade a supor que o MPLA pode ter os dias contados no poder e que, através do processo de destituição decidido em tribunal competente a UNITA pode chegar ao poder com a interrupção do mandato de João Lourenço. 



Essa falsa expectativa não é apenas alimentada pela UNITA ao  mobilizar os seus militantes e adeptos para encarar a destituição como uma ferramenta útil para o exercício da democracia como decorre também da falta grosseira de informação sobre os mecanismos constitucionais, processuais e até politicos que devem ser utilizados para desencadear essa destituição.

O facto é que ainda que João Lourenço venha a ser  destituido do cargo de Presidente da República, a UNITA não terá nenhuma vantagem assinalável com esse acto. A Constituição da República (CRA) deixa claro que em caso de vacatura do cargo do Presidente da República por força da sua destituição, o Vice-Presidente da República dá sequência do exercício das funções presidenciais até o fim do mandato (artº 132º - CRA). 

Nesse particular, a nossa ordem constitucional nem se quer prevê a possibilidade de convocação antecipada das eleições em caso do Presidente cessar o seu consulado antes do fim do prazo estabelecido para o seu mandato tal como muita gente ilusoriamente vai supondo. 

Feitas as contas, em caso de destituição do João Lourenço, o MPLA continua no poder. Não há alternância política nenhuma e o povo defendido pela UNITA acaba não tendo ganho nenhum com a iniciativa de destituição. O que sobra de todo o exercício pomposo da oposição é o que os ingleses diriam “much ado about nothing” (muito barulho para nada). O que leva a dar razão ao Virgílio de Fontes Pereira, Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA quando ataca a UNITA diizendo que esta iniciativa não passa de uma obsessão da oposição em tentar o poder a todo o custo sem olhar para as consequências dos seus actos.   

Então, se a UNITA e os seus apoiantes não ganham nada, quem tira proveito da destituição do Presidente da República?  

Essa questão responde-se com o cenário que pode surgir com a possível destituição de João Lourenço. E a questão sugerida é est’outra: o que é que acontece com João Lourenço em caso de vir a ser destituido? 

É certo que, uma vez destituido do cargo de Presidente da República, João Lourenço poderá conduzir os destinos do país por “via remota” usando da sua qualidade de Presidente do MPLA. Da confortável poltrona do seu gabinete no “Kremilin” (sede do partido) poderá condicionar a actividade da Vice-Presidente que na verdade fica amarrada a obediência das suas ordens por fidelidade partidária. 

Essa situação gerará um efeito de “férias” ao João Lourenço que, estando longe do exercício directo das altas funções de Estado, ganha mais tempo na sua agenda para cuidar dos seus netos e acompanhar a produção da sua fazenda.  

Entretanto, o efeito mais marcante da destituição é a impossibilidade de João Lourenço voltar a concorrer a quaisquer outras eleições que venham a ser marcadas no futuro (artº 110º, nº 2, alínea h) da  CRA). 

Ou seja, uma vez destituido, João Lourenço nunca mais poderá voltar a ser Presidente da República por força da actual Constituição da República. Este efeito “castastrófico” que pode ser gerado pela situação de inelegibilidade superveniente a sua destituição só pode favorecer os militantes do MPLA que desejam “secretamente” substitui-lo promovendo uma nova figura que represente o partido dos camaradas no próximo turno eleitoral.

Diante deste facto, João Lourenço pode estar perante uma trama urdida nas hostes do seu próprio partido e, do mesmo modo, a UNITA pode estar a fazer o trabalho destes “camaradas” descontentes mobilizando os seus militantes e simpatizantes para este objectivo.

Desde logo, a fileira cerrada pelos deputados do MPLA a volta do seu líder, tentando afastar o espectro do pedido da sua destituição,  pode ser uma falsa onda de solidariedade. 

Para afastar a fumaça de suspeições sobre os possíveis efeitos adversos desta onda de solidariedade, João Lourenço precisa testar a fidelidade dos deputados do seu partido, esperando que reafirmem o apoio ao seu mandato no momento em que for votada a iniciativa da sua destituição do  cargo de Presidente da República uma vez formalizada a iniciativa pela UNITA junto da Assembleia Nacional. 

Aliás, sendo exigido que a iniciativa de destituição seja votada por pelo menos 2/3 dos deputados a Assembleia Nacional, que se traduz num mínimo de 146 deputados, impõe-se que o próprio MPLA participe activamente da sua votação para que o processo de destituição inicie junto do tribunal competente de acordo com a natureza dos actos impugnados. 

O que quer dizer que a fase da votação da iniciativa de destituição do Presidente da República é um momento decisivo para testar essa fidelidade junto da bancada do MPLA e eliminar o fantasma da perseguição contra João Lourenço dentro das próprias fileiras partidárias dos “camaradas” que pode estar por destrás desta iniciativa. 

Ao analisarmos a iniciativa da UNITA pelo ângulo de uma teoria da conspiração dentro do próprio MPLA, pode-se concluir que a obsessão do maior partido da oposição em destituir João Lourenço pode não ser tão irreflectida assim como se vem julgando.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...