Tenho estado acompanhar a política partidária com maior interesse desde 2008, altura em que tive o ensejo de participar pela primeira vez, deste acto como Eleitor.
Sempre pensei que antes de decidir aquém depositar o meu voto, tinha de prestar atenção ao que os candidatos prometem aos eleitores e neste momento, não foge a regra.
Falando sobre a UNITA que é o foco da minha reflexão, tem sido sempre a principal força política que tira “sono ao MPLA”, fazendo com que muitos dos seus membros durmam “pouco” sobretudo nesta fase eleitoral, tendo em conta a sua capacidade de mobilização/organização.
Em 2017, pela primeira vez senti que a UNITA esteve quase ao palácio, mas a vitória sorriu ao MPLA, a pesar das várias reivindicações que surgiram depois da divulgação dos resultados.
A UNITA fruto da qualidade dos quadros que possui, tem mostrado ser até hoje, um partido ao meu ver, capaz de liderar este país, caso “um dia” vença as eleições, facto que para muitos não será ainda desta vez.
Estamos a espera e que vença o melhor!
Estamos em mais um momento importantíssimo da historia do país, com as eleições de 2022, onde ao meu ver, o MPLA ou a UNITA, uma destas forças vencerá a batalha, onde estão outras forças, com excepção da CASA-CE, a “engatinhar”.
SAMAKUVA fez a sua parte e deixou uma UNITA forte.
Com a saída de Isaías Samakuva, mesmo com os problemas que ocorreram com anulação do congresso de 2019, o GALO NEGRO, não regrediu, parece que a sua força aumentou e ganhou mais popularidade, com um líder carismático e que sabe colocar as peças no seu devido lugar.
Pelo que tenho estado a observar, com a decisão da UNITA em criar a Frente Patriótica Unida - uma plataforma que congrega o BLOCO de Democrático, projecto político PRAJÁ-SERVIR ANGOLA e alguns membros da sociedade civil, o GALO está a “VOAR” mais alto do que antes.
Ao meu ver, este partido nunca esteve tão perto do Palácio, como actualmente, comandada por Adalberto Costa Júnior.
O nível de popularidade e aceitação aumentou e podem crer, que estas eleições nos trarão muitas surpresas, onde o MPLA terá de redobrar o esforço para manter-se no “cadeirão palacial”. “O salto da gazela, não está tão alto como nos anos anteriores”, a pesar de que alguns passam uma versão diferente desta, mas os factos falam por si…
Nesta campanha eleitoral, nota-se que muitos cidadãos estão com a UNITA e assumem abertamente, onde o seu líder mantêm-se firme e com a sua equipa vão lutando com as suas forças rumo ao palácio, mas estão numa luta forte com os camaradas, que sempre venceram as eleições no país.
Infelizmente, alguns órgãos de Comunicação Social têm prestado um mau serviço público, onde as acções deste partido, não divulgam com o rigor exigido.
SERÁ DESTA VEZ QUE A UNITA VAI CHEGAR AO PALÁCIO OU VAI AGUARDAR MAIS ALGUNS ANOS E OBSERVAR O MPLA A CONDUZIR O PAÍS COMO TEM ACONTECIDO NOS ÚLTIMOS ANOS?
A FESTA DA DEMOCRACIA CONTINUA E BEM HAJA ANGOLA, pois Angola deve estar sempre em primeiro lugar, não obstante as nossas diferenças.
Atenciosamente
Leal Mundunde
Sempre com Deus no comando…
Comentários
Enviar um comentário