Avançar para o conteúdo principal

JES HUMILHADO: CASTIGODIVINO, COBARDIA OU FALTA DE LEALDADE NO MPLA?

Fonte:Mariano Brás/Jornal O Crime

Sou dos cidadãos, e não são poucos, que não perdoam José Eduardo dos Santos, principalmente pela forma desastrosa como governou o país. Não posso, entretanto, deixar de criticar o tratamento dado a JES por membros do MPLA. Falamos daquele que um dia foi visto como “semideus”, “herói nacional”, “arquitecto da paz” ou mesmo “responsável pelo ar que respiramos”. 


O presente mostra que os elogios foram proferidos por lobos em pele de cordeiro, por meros bajuladores dissimulados.


JES foi, sem dúvida alguma, o cabecilha do bando que empurrou Angola para o abismo, mas foi, diga-se, um militante que deu até o que não tinha para manter o MPLA no auge e garantir o bem-estar estar dos seus correligionários. 


Com Eduardo dos Santos ao leme, os membros do MPLA foram sempre privilegiados. Ponto final.

Hoje, soa a humilhação a situação do homem, tão vergonhosa quanto preocupante.


Os militantes do partido dos camaradas, salvo raríssimas excepções, mostram claramente que não são leais a ninguém. São apenas, melhor dito, para com as suas barrigas.


Como se pode acreditar nas promessas eleitorais de dirigentes do MPLA que outrora endeusavam JES e hoje o tratam como se fosse Lúcifer? Que tremenda ingratidão!


Muito se fala, e até com alguma sustentabilidade, da perseguição de JLO à família dos Santos, mas não restam dúvidas de que os chamados tubarões do MPLA têm capacidade para colocar fim a uma situação nada abonatória para a imagem do país.

O MPLA passa a imagem de um partido vingativo, de ingratos sem moral e que não respeita os seus ex-dirigentes.

Confesso que nem nos meus mais delirantes sonhos imaginava tal realidade, nem mesmo se tiver em conta que mais que o ex-PR tenha colocado a maioria do povo angolano na pobreza.

Os exemplos e as analogias valem o que valem, mas é conveniente olhar para o tratamento que a UNITA dá a Savimbi, seu líder fundador, acusado de tudo e mais alguma coisa.


Assistir ao vídeo que circula nas redes sociais, em que José Eduardo dos Santos surge rebentado, provoca arrepios.


A esta altura, convenhamos-nos, JES estaria a repousar e a tratar do seu estado de saúde, a envelhecer de forma condigna.


José Eduardo dos Santos, ou melhor, José Eduardo Van-Dúnen, foi o segundo presidente de Angola, isto de 1979 a 2017, tendo chegado ao poder com apenas 37 anos, num dos piores períodos da vida política de Angola.


Substituto de Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos foi eleito presidente do MPLA a 20 de Setembro de 1979 e investido, no dia seguinte, nos cargos de presidente da República Popular de Angola e comandante-em-chefe das FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola). Também foi eleito presidente da Assembleia do Povo a 9 de Novembro de 1980.


De 1986 a 1992, José Eduardo dos Santos teve um papel de destaque na solução da crise transfronteiriça entre Angola e a África do Sul, que culminaria no repatriamento do contingente cubano, na independência da Namíbia, e na retirada das tropas sul-africanas de Angola.


José dos Santos, apesar dos seus defeitos, é considerado por muitos como um chefe de Estado moderado, um líder pacífico, isto é, não foi um líder com as mãos ensanguentadas.


Lembro-me de ter ouvido de um agente do SINSE, que raptou um dos filhos de Savimbi, que JES não era assassino, ao contrário do seu chefe directo.

Os acontecimentos até ao dia 4 de Abril de 2002 são um indicador de que Eduardo dos Santos é um homem de paz, não fosse ele, diga-se o que se disser, o mentor do Governo de Reconciliação Nacional.


Foi também neste período que abriu portas ao enriquecimento ilícito, ao saque do erário, facto que constitui a principal nódoa do seu percurso político.

O petróleo chegou a proporcionar, em 2012, um OGE de 69 bilhões de dólares. No entanto, segundo o Fundo Monetário Internacional, 32 mil milhões de dólares das receitas de petróleo sumiram dos registos do governo.


Curiosamente, o ex-PR, hoje visto como a pior figura, já teve vários prémios e reconhecimentos, entre os quais o de "Homem do Ano 2014", atribuída pela revista “Africa World”. Segundo a publicação, a escolha do líder angolano deveu-se ao seu contributo para o excelente processo de recuperação económica e democrática de Angola desde o fim da guerra.


A 8 de Maio de 2015, o ex-presidente angolano foi galardoado com o prémio de boa governação “Meafrica Award”, no Dubai, Emirados Árabes Unidos. O Meafrica Awards é uma organização sem fins lucrativos que distingue personalidades individuais que contribuem para a facilitação de investimentos e das relações económicas, para as economias em desenvolvimento, só para citar estes.
Alguma coincidência com o percurso do actual presidente da Republica? Não há garantia de que João Lourenço, daqui a 8 anos ou em 2022, não vá sofrer a mesma situação ou, na pior das hipóteses, os seus descendentes.


Os dirigentes do MPLA que trabalham com JLO em troca de perdão judicial, como é o caso do actual secretário do MPLA na provincial de Luanda, Bento Bento, o criador do slogan “graças ao camarada presidente José Eduardo dos Santos” (matéria para as próximas edições), são vistos como desleais e cobardes por verem JES humilhado, ultrajado e abandonado, mas sem que intervenham. É, pois, natural que se insista na pergunta: Será que JLO terá um futuro diferente?


PUBLICIDADE






Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...