Texto: Josimar Agostinho Onjango
Hoje é o Dia de África. A data advém do facto de ter sido, no século passado, no dia 25 de Maio de 1963, em Addis Abeba, Etiópia, criada a Organização de Unidade Africana, actualmente, União Africana.
Buscava-se uma união entre os Povos de África, emancipação, defesa e o granjear de uma voz importante no concerto das Nações.
A publicação é uma provocação para nós jovens irmos aprofundado sobre a vida e obra dessas grandes figuras, é, igualmente, um grito forte que nos desperta para deixarmos de nos lamentarmos e começarmos a trabalhar na realização do potencial que nós africanos, e a nossa terra africana, possuímos.
É uma vergonha depois de 61 anos de independência muitos países africanos continuarem em níveis extremos de pobreza, continuarem dependentes do antigos colonizadores, os de sempre que vêm com as suas receitas duvidosas de desenvolvimento que fazem de nós contínuos devedores.
É uma vergonha termos pessoas no poder que, mais do que líderes, confundem-se com mercenários, prejudicam a sua própria Mãe África e os filhos que ela tem!
A vida dos Africanistas mostra que ninguém pode vir na nossa terra e querer nos pisotear, sempre teremos homens e mulheres dispostas a se bater contra tais injustiças!
Nem nós mesmos africanos estamos autorizados a destruir o nosso continente! Os Africanistas não acertaram todas as vezes que agiram, erraram muitas vezes, todavia têm muitos aspectos que podem ser aproveitados.
A vida dos Africanistas ensina, também, que precisamos contribuir para um continente mais harmonioso onde todos possam viver aproveitando responsavelmente do que ele nos oferece. Bom proveito!
África, é possível! Feliz Dia de África!
BAIXE O POEMA DO POETA LEAL MUNDUNDE NESTE LINKhttps://mundundeonline-angola.blogspot.com/2021/05/africa-poeta-leal-mundunde_25.html?m=1
Comentários
Enviar um comentário