Avançar para o conteúdo principal

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SOBRE A CRISE DE CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

 Grupo Parlamentar da UNITA


Angolanas e angolanos. 
Começamos por saudar o dia 25 de Maio dedicado ao continente africano, dia da fundação da Organização da Unidade Africana, em 1963. Devemos enaltecer o espírito dos pais fundadores da União Africana que ambicionaram uma África unida, democrática, desenvolvida e próspera. Rendemos, por isso, uma singela homenagem a todos eles, com destaque para o líder fundador da UNITA Dr. Jonas Malheiro Savimbi, que participou daquele célebre evento, como Presidente do Comité dos Movimentos de Libertação da África. 
Infelizmente a África sonhada pelos percursores do Panafricanismo, presentes na fundação da OUA ainda não é uma realidade, pois continuam a registar-se conflitos armados, em vários estados membros, atitudes autocráticas dos seus líderes e políticas de exclusão, o que adia o seu desenvolvimento.


Angola vive há mais de 5 anos uma crise económica e social provocada pela petro-dependência e baixo preço do barril de Petróleo, agravada nos últimos 12 meses pela pandemia da COVID-19, sobretudo, pela definição e implementação de políticas públicas desajustadas a situação de crise sanitária. Milhares de cidadãos morrem todos os meses de causas distintas com destaque para a malária, a fome, acidentes de viação, doenças respiratórias e cardiovasculares. 


Neste ano, a classe política angolana foi surpreendida e abalada por mortes de ilustres Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA. Recordamos aqui a memória dos saudosos, Beatriz Sokola, Adérito Kandambu, Demóstenes Chilingutila, Victorino Nhany e Constantino Zeferino.
Em sede de debate da última sessão plenária da Assembleia Nacional tomamos a palavra para manifestar uma preocupação fundada na fraternidade: alguns dos compatriotas que faleceram, talvez não tivessem falecido nesta fase, não fossem os receios e desconfianças de ordem política que habitam em muitos angolanos. Existem receios fundados que afastam muitos dos nossos compatriotas e correligionários dos hospitais públicos. 


Compatriotas e correligionários. 
Esta situação de desconfiança e receios nada tem a ver com a competência técnica dos nossos profissionais de saúde, mas com o facto de existirem factores estruturais de agressão ao Estado Democrático e de Direito, e em aspectos ligados ao espírito de reconciliação nacional, nomeadamente a partidarização das instituições do Estado e a existência de Comités de Especialidade de Médicos e Enfermeiros do Partido no Poder; caso único no Mundo! A comunicação social pública, os serviços de inteligência, os Gabinetes de Comunicação Institucional e Acção Psicológica do Presidente da República, pagos com dinheiros públicos, foram transformados em órgãos partidários de demonização e criminalização dos principais adversários políticos. O que se espera deste posicionamento? Receios e desconfiança! 
Os discursos e acções de há três anos foram substituídos pela hipocrisia! O combate à corrupção foi substituído pela protecção dos camaradas “yes man”, amigos e aliados da estratégia de gestão do poder. Urge combater a hipocrisia! 


Em 2017, o Senhor Presidente da República, João Lourenço teve a mudança nas mãos. Entre salvar o País ou o seu Partido preferiu salvar um grupo de camaradas, por isso, o País regrediu muito! Somos hoje um País menos inclusivo, menos livre e menos democrático do que fomos há dois anos. O Senhor Presidente da República foi sequestrado por uma elite anti-patriótica, insensível, corrupta e anti-democrática: procura-se o Presidente João Lourenço de 2017! 


O poder judicial é simplesmente uma muleta do Poder Executivo Autocrático! 
O sonho alimentado pelo discurso de tomada de posse e alguns dos actos dignos de um Estadista Reformista, tornou-se um pesadelo. Neste ambiente de medo, terrorismo de Estado e afirmação de um novo poder autocrático muitos angolanos não fazem confiança nas instituições de saúde, por isso, preferem morrer em casa a ficarem à merce dos comités de especialidade de médicos e enfermeiros do regime!


Angola precisa reflectir sobre o rumo que o País está a tomar e redesenhar a essência do compromisso público; o poder deve ser um meio para servir a sociedade! 
Quando um Grupo Parlamentar perde 6 Deputados em 6 meses deve preocupar a todos porque não é só a UNITA ou a família que perdem, antes o País perde a contribuição de alguns dos seus ilustres filhos. 


Angolanas, angolanos, caros jornalistas. 
No passado dia 8 de Maio de 2021, o País foi surpreendido e abalado pela morte do saudoso Deputado Raúl Danda que, foi seguramente um dos mais distintos Deputados da República de Angola! O Deputado Raúl Danda foi único: inteligente, eloquente, estudioso, criativo e combativo. Elevou o Estatuto de Deputado a um patamar de excelência que se tornou uma referência nacional. Em reconhecimento a sua contribuição patriótica na Assembleia Nacional, o Grupo Parlamentar da UNITA decidiu declarar o dia 8 de Maio, dia do Deputado do Grupo Parlamentar da UNITA. Nesta data passaremos a homenagear anualmente todos os deputados e ex-deputados. 
Honrar os herói e mártires da Pátria é um acto de justiça!


Viva a África

Luanda, 25 de Maio de 2021
O Grupo Parlamentar da UNITA


LAZER



Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...