Avançar para o conteúdo principal

TALMUDE: A FORÇA MUSCULADA PARA COMBATER A VERGONHA

OPINIÃO

Por: José Quiabolo

PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA



Nem sempre a força física serve para organizar uma sociedade ou os fenómenos sociais que podem eventualmente surgir. É com bastante preocupação que escrevo sobre o fenómeno da venda ambulante que durante anos vem ganhando corpo.

A ilusão de um país próspero que mais crescia em África caiu por terra como um gigante com pés de barro, cujo o corpo já não consegue mover-se devido a fraqueza dos membros inferiores. 

Um grupo restrito abocanhou e continua a ter usufruto dos bens desta imensa pátria, cuja a distribuição equitativa dos recursos ficou adiada a mais de quatro décadas! A terra foi traída por grupo de anti-patriotas  que preferem financiar os "malianos, senegalês, nigerianos e boa parte dos europeus" enquanto que o muangolê continua na "dibinza"! Com uma população extremamente pobre que depende do sector informal e a "zunga" venda ambulante, em grande número alberga muita gente que  diariamente lutam pela sobrevivência. Ninguém com mente sã  contrata fiscais para perseguirem e retirarem  os bens de quem já está na miséria a sobreviver!!!

Se estas pessoas que adotaram a zunga como forma de sobrevivência não estão a roubar  porquê tanta brutalidade? Não sou apologista da desorganização, mas não defendo a brutalidade e agressão gratuita que milhares de angolanos estão submetidos.

A questão fulcral deve exprimir os neurónios para solução pacífica que passa por uma política para acomodar estas pessoas em locais públicos, grandes fábricas ou ainda aos campos agrícolas. 

Mas tudo isto não faz com uso musculado da força, mas  com linguagem própria e contribuições de certos extratos da sociedade, incluindo as próprias zungueiras, sociólogos, psicólogos, comunicólogos, assistentes sociais e gestores públicos etc.

Todos nós vemos as agressões perpetradas pelos fiscais as zungueiras, uns fingem que não vêem, alguns choram, poucos reagem a estas agressões baratas e desnecessárias, inclusive eu já discuti e estive com nervos a flor da pele em vários episódios destes.

Aliado a falta de oportunidade de postos de trabalho e crédito para fomentar o negócio e pequenas iniciativas, junta-se ileteracia massificada em grande escala por quem deveria dar mais espaço de formação com salas de aula.

Por exemplo a UNESCO recomenda a construção de escolas com mínimo de quatorze salas de aula, aqui constroem  sete, a nível das localidades nas diversas províncias que formam este imenso país rico em recursos naturais, mas com gente pobre de valores culturais e financeiros...!!

Quantos postos de trabalhados são criados para as pesssoas não qualificadas? 

Mas Estado angolano tira mesmo dinheiro do erário pagar  pessoas "fiscais" com alegada missão ajudar a organização e ao invés disto criam o caos e sentimentos de revolta na pele de muitos que sentem-se excluídos em volta dos eleitos para digirem seus destinos, cuja as  nádegas e diversa partes do corpo escondem várias histórias, mesmo que os pés cheios sinais e marcas de longas caminhadas  já não aguentam as corridas e puretes dos fiscais. 

Estes actos são normais num  Estado  Direito,  delinquente ou de selvageria??? 

Muitas senhoras perderam as vidas na via pública, em casos por causa da corrida dos fiscais em outros acidente de viação! Lembro-me quando fui fazer reportagem no hospital Geral de Luanda sobre os pacientes que foram abandonados no Hospital e uma criança que deu entrada naquela unidade hospitalar porque foi atropelada com sua mãe na via pública, e progenitora foi submetida uma cirurgia e acabou por falecer, sem que o hospital tivesse algum dado para poder facilitar contactar a família! Nem a Polícia Nacional conseguiu trazer os dados básicos e a criança de três ou quatro anos e com dificuldades da fala acabou por ficar muito tempo no hospital. Naquele dia meu fôlego cortou e fiquei sem chão a ver a criança inocentemente no colo de algumas pessoas caridosas no hospital!  

Ao invés do alegado estado de Direito tão propalado pelos homens de fato e gravada que só conhecem o castro urbano, e não o país real,  com preocupação no linguajar, ao invés da demonstração do amor ao próximo com gesto que brotam do coração.

Os problemas que têm em grande escala são básicos e elementares que transcendem  o âmago de incerteza de milhões de angolanos.

Olhar para venda ambulante é redesenhar a maneira de   eliminar ou reduzir este fenómeno que cresce diariamente! 

Os investimentos passam pelo interior do país e esquecer em certa medida as províncias do litoral que os investimentos nestas latitudes voam sempre alto! Quero ter vergonha de ver um dirigente engravatado até aos dentes e ver um população quase sem roupa para vestir e depender de um negócio de miséria que os obriga a enfrentarem sol ardente, insulto, preconceito, indiferença s ainda estarem vigilantes dos seus algozes "fiscais" que em certa medida roubam e sabotam os bens dos comerciantes! Provavelmente alguém irá dizer mas estas senhoras são teimosas, sim, mas o mal maior está mas o mal maior está em quem os orienta!! A operação resgate entrou em vigor e acabou com venda anárquica de acessórios de viaturas fora das lojas, foi brusca, mas tiveram de abrandar as autoridades e reconheceram que o tempo foi curto para mudança de um negócio que sustenta milhares de famílias! Foi lhe dados tempo e certa facilidade para tratar a legalização da sua actividade, mas a venda ambulante contínua a dar o ar da sua graça aí da que as correrias e hostilidades estão a um palmo da tão sonhada trégua. Imbuído de espírito patriótico partilho aqui está reflexão com algumas ideias concretas, mas outras prefiro guarda-las, aliás as ideias não devem ser na totalidade assim dadas a bel prazer, pois quem se intitula governar, tem salários e altíssimas regalias e deveriam empenhar-se mais!! 

Em nome da Pátria sou útil, para fazer diferente do que alguns estrangeiros, atenção aqui não entendam como xenofobia, mas para olhar a realidade objectiva de pessoas não qualificadas e que trazem soluções desastrosas a troco do "lombongó" que não dominam os assuntos sociais na ânsia  e assim  enchem os bolsos com ideias alheias a nossa realidade, e compramos gato por lebre!

A denominada venda ambulante vulgarmente conhecida como "zunga" não é proibida por lei, mas a permanência em local fixo é que é considerada transgressão administrativa, passível de uma multa.

A venda ambulante não pode ser vista apenas ser como fenómeno social que cresceu exponencialmente com a guerra, mas fruto de um fracasso da política ✍️implementada durante muito tempo, onde por exemplo a moda doentia de promover mulher de biquíni na televisão alegado pretexto de moda, ao invés de fomentar e dar emprego as zungueiras é sinal evidente de desorientação de um povo e de quem deveria governar e "des"governa e mutila as pessoas. 

A zunga deveria envergonhar todo angolano e particular os governantes e deveriam mesmos despir-se da soberba dos fatos e gravatas e deveriam vestir na simplicidade enquanto este e outros problemas não são resolvidos.


  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...