Por: Leal Mundunde
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA
Ao longo da sua caminhada, enfrentou várias dificuldades ,tendo recebido até ameaças pelo conteúdo dos seus poemas, revelou o Poeta e Declamador Miguel Tavares.
Conhecido por Poeta Renascente, em 2014, chegou de participar com quatro poemas no projecto organizado por um Poeta moçambicano.
Com o decorrer do tempo, em função do conteúdo que apresentava nos seus escritos, recorda com tristeza que "numa noite de quinta feira, enquanto saia da escola , foi interpelado por alguns indivíduos" que o fizeram ameaças pelo que fazia e chegaram ao ponto de receberem e quebrarem o seu telemóvel .
Segundo o Poeta Renascente, quando chegou a casa depois de ter explicado "o triste cenário" ao seu responsável, foi aconselhado para ter cuidado e "mudar de rota (outro género).
A pesar desta recomendação, não desistiu e continuou a trabalhar e teve o ensejo neste mesmo ano, dialogar com o Poeta Fridolim Kamulakamwe sobre o sucedido, porque naquela altura "era amigo dele apenas no Facebook. O mesmo aconselhou-me apenas a ter cuidado com os que estavam a meu redor. Foi então que passei a fazer "EROTISMO, DRAMA entre outros géneros",acresceu Miguel Tavares que apaixonou-se pela poesia no momento em que passou a ouvir o poeta que noutrora foi ou, ainda continua ser uma referência para sí( Fridolim Kamolakamwe).
Poeta Renascente explica que decidiu apostar "seriamente" na arte de escrever poesias, a 17 de Setembro de 2010, a quando da celebração das festividades do dia do Herói Nacional, Agostinho Neto.
"Meses antes ainda no texto lírico porque era a minha onda, nos foi solicitado que cada um trocasse um poema para declamá-lo. Sem dar por conta o Director Pedagógico gostou da minha actuação e sem dizer nada foi-se. E quando realizou-se a actividade, sem que eu soubesse o Director inscreveu-me em um concurso(...)",contou.
O nosso entrevistado disse que terminou em 2° lugar neste evento e como prémio estudou 6 meses sem efectuar o pagamento.
A ideia de ser Poeta e Declamador, não foi bem aceite pelo seu pai, porque as temáticas dos seus escritos naquela fase eram mais viradas na vertente do activismo influenciado pelas músicas de Kid MC, Brigadeiro 10 Pacotes, MCK e os trabalhos do Poeta Fridolim Kamulakamwe.
Questionado como actualmente em casa os familiares recebem o seu trabalho, respondeu que é visto como referência. "Na rua já não me chamam pelo nome comum, além do nome artístico".
Integrante do Clube dos Poetas e antigo membro do Movimento Literário Baronesa do Amor Cultura e Artes, disse que "Cristo não agradou a todos" , por isso, está ciente de que, muito ainda tem de fazer para o aperfeiçoamento e e para alcançar os seus objetivos.
Ao longo da entrevista ao Portal Mundunde Online Angola, explicou que antes do confinamento face aos constrangimentos que o país enfrenta, tinha em carteira o projecto de gravação de poemas, tendo concluído apenas um, em que participou na gravação de um poeta. "Penso que o próximo projecto será com a minha parceira. Porém, ainda é prematuro dizer qual será o projecto", afirmou.
ESTADO ACTUAL DA POESIA EM ANGOLA
Relativamente a situação actual da Poesia em Angola, Miguel Tavares, conhecido também por Poeta Renascente, disse que tem estado a ser bem recebido por parte do público, comparando com o passado.
"Penso que, para a proliferação do consumo e fazedores da mesma, deve-se criar lugares do fórum literário. Existem ênes espaços vagos que deveriam ser implementados para certas actividades, lugares esses que são ocupados pela poera por falta de quem tenha rácio em dar valor aos fazedores. Mesmo assim, nós arriscamos tudo porque amamos o que fizemos",acresceu.Alguns poetas reclamam pouco apoio da sociedade.Dizem serem mais valorizados em Setembro, o mês em que nasce e morre Agostinho Neto. Poeta Renascente, convidado a comentar sobre este assunto, confirmou ser verídica a afirmação, tendo reforçado que a média só valoriza os Poetas neste mês," tudo para honrar a memória do poeta maior. É bom sim valorizar as efemérides, mais não seria como se tem visto".
"Fora desta véspera nas rádios e Tv pouco ou quase não se fala dos fazedores da poesia ou declamadores. Esta é a razão da reclamação dos fazedores.
O 25 de maio, porque razão não é visto nesta dimensão como o 17 de Setembro? ", questionou.
Para reverter o quadro, acha que deve-se deixar de se considerar e ver o 17 de Setembro como único dia da valorização dos fazedores de poesia e declamadores", mas recomenda aos Poetas no sentido de trabalharem para a mudança deste paradigma.
" Quando eu aceito que valho apenas nesta data, serei continuamente visto deste jeito. De momento deixo que as pessoas deem valor ao meu bem fazer em vez de antes eu me valorizar. A mudança exterior parte do interior", disse.
LIVES ORGANIZADA PELAS TVS ANGOLANAS
Segundo apuramos, até ao momento nenhuma live foi organizada por uma Televisão no país, com participação dos Poetas e Declamadores.
Céptico, a nossa fonte antevê que tal não venha acontecer e questiona:
"será que um dia teremos uma LIVE apenas com os artistas activistas desde MCK, KID MC, DOUTOR ROMEU, PHATHER MACK entre outros? "
Admirador dos trabalhos de Fridolin Kamulakamwe, Ângelo Reis, Zola Ramos, Pedro Bélgio, Poeta Lamental e Cirius, ao longo da entrevista que concedeu ao Portal Mundunde Online Angola, recorreu o texto de sua amiga, a Poetisa Deyse Ferreira, para dizer que "nunca saberemos o quão forte somos até que ser forte seja a única escolha.
Quando algo ruim acontece você tem três escolhas: deixar isso definir você, deixar isso destruir você ou fazer isso te deixar mais forte", finalizou.
Poeta Renascente, também conhecido por Miguel Tavares, é actualmente o Vice Director do Clube dos Poetas e já teve passagem em diversos órgãos de Comunicação Social e tem estado a dedicar-se na escrita de artigos de opinião, alguns publicados no Portal Mundunde Online Angola.
É triste e dura a realidade quando trata-se de ativismo. Ainda mais em Angola. Contudo, força mano!
ResponderEliminar