Por: Leal Mundunde
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA
Foi na noite desta sexta-feira, que chegou ao conhecimento da população o passamento físico do então Governador do Uíge, Sérgio Luther Rescova, aos 40 anos de idade, vítima de doença, em Luanda.
Sérgio Luther Rescova, que liderava a província do "Bago Vermelho", desde a sua nomeação pelo Presidente da República, João Lourenço, em Maio deste ano, foi transferido a semana passada , para Luanda, a fim de receber assistência Médica-medicamentosa, por alegadamente não existir condições nos hospitais daquela província.
Informações divulgadas pelo Clube K, indicam que nas unidades hospitalares do Uíge, naquela altura, não existia dentre outras condições, o oxigénio.
O facto, obrigou as autoridades a efectuarem transferência para a capital do país, onde foi "submetido aos exames TAC e a zaragatoa cujos resultados" deram positivo "a Covid-19".
Segundo a fonte que estamos a citar, o médico presidencial de João Lourenço, Vasco da Silva, ao analisar os resultados dos exames, identificou que o quadro clínico de Luther Rescova, era crítico, tendo na noite de quinta-feira, para sexta-feira, o estado de saúde do antigo governador de Luanda , piorado.
Rescova não resistiu a doença e morre, aos 40 anos de idade, as 18h00, desta sexta-feira.
Ainda nas vestes de lider nacional da JMPLA, na ocasião em que preparava o CANFEU que decorreu em Malange.
"Fogo rapaz!
Agora sinto-me livre, me apertaste..." tendo acrescentado: "fico muito feliz quando os meus, (do Uíge) atigem novos patamares..., sempre que fosse ao Uíge te ouvia no programa jovem que fazias, parabéns", recordou Nilddo Widdal, as palavras proferidas no final da entrevista por Luther Rescova.
Citando Carlos Burity, questionou : "Porque foste embora assim sem nada a dizer?, sem tempo se quer para uma palavra mais!".
"Recuso-me aceitar", finalizou o Jornalista, que reagiu as Redes Sociais sobre este acontecimento.
No que concerne as reações deste acontecimento negativo que marca actualidade nacional, o político filiado a UNITA, Lukamba Paulo Gato disse que durante anos que conviveu com o Governador do Uíge , ainda nas vestes de deputado do grupo parlamentar do MPLA.
"Adversário acirrado, muito corajoso, frontal e coerente com a sua lógica de membro do partido da situação.
Era ainda na altura, primeiro Secretário da organização juvenil do partido no poder, quando numa Sessão Plenária da Assembleia Nacional particularmente agitada, o Deputado Luther sacou uma daquelas defesas cerradas do ex-Presidente da República que só ele sabia fazer.
Fiquei muito chocado com a morte prematura desse jovem", finalizou o politico reagindo nas Redes Sociais.
“Sérgio Luther Rescova desempenhou com brio e dedicação as mais honrosas funções no MPLA e no Estado Angolano”, lê-se na mensagem do Bureau Político do Comité Central dos camaradas, que o Portal Mundunde Online Angola, teve acesso.
O cidadão Cristóvão José afirmou que nunca pensou que a morte de algum dirigente do MPLA poderia deixa-lo triste como a morte de Rescova.
"Fiquei triste pela morte dele porque para mim ele foi uma boa pessoa mesmo sem lhe conhecer pessoalmente.
Só de opinião que ele tinha vontade de fazer coisas boas...", acresceu Cristóvão José, em entrevista ao Portal Mundunde Online Angola.
Recordar que o malogrado foi Deputado à Assembleia Nacional, desde Setembro de 2017, inserido na Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídico, tendo ainda liderado a JMPLA a nível do país.
Durante o período em que esteve a conduzir os destinos na província do Uige, teve o ensejo de visitar os 16 municípios desta circunscrição do país.
Comentários
Enviar um comentário