HORADA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Nº15
Por: Aleksander Mr. JF
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA
"Se as árvores dessem sinal Wi-Fi muita gente iria plantar e cuidar delas. Mas como só dão oxigênio, pouca gente se importa com isso", (Autor Desconhecido).
O Dia 21 de Setembro é assinalado como o Dia Mundial da ÁRVORE, data propícia para se fazer uma reflexão sobre a importância da Arborização Urbana.
*Arborização Urbana* é a expressão que diz respeito aos elementos vegetais de porte arbóreo localizados dentro de uma cidade, ou simplesmente é a actividade que consiste no plantio de árvores no meio urbano.
Por detrás desta definição, existe uma área de estudo bastante ampla e consolidada, pelo que a actividade de plantio de árvores não deve ser feita de forma aleatória, pelo contrário, deve-se ter em conta um conjunto de variáveis para que as árvores realizem a sua real função. De acordo com o Projecto UPUA (Uma Pessoa, Uma Àrvore) do Núcleo de Pesquisa e Educação de Gestão Ambiental – NPEGA situado em Luanda, ao se efectuar arborização urbana, as árvores a serem plantadas devem ter em conta os seguintes aspectos (Pivetta &Silva Filho, 2002):
1. Resistência à pragas e doenças;
2. Velocidade de desenvolvimento média para rápida;
3. A árvore não deve ser do tipo que produz frutos grandes;
4. Os troncos e ramos das árvores devem ter lenho (tecido) resistente, para evitar a queda na via pública, bem como, serem livres de espinhos;
5. As árvores não podem conter princípios tóxicos ou de reações alérgicas;
6. A árvore deve apresentar bom efeito estético;
7. As flores devem ser de preferência de tamanho pequeno, não devem exalar odores fortes e nem servirem para vasos ornamentais;
8. A planta deve ser nativa ou, se exótica, deve ser adaptada;
9. A folhagem dever ser de renovação e tamanho favoráveis, já que pode causar entupimento de calhas e canalizações, quando não, danificar coberturas e telhados;
10. As copas das árvores devem ter forma e tamanho adequados ao ambiente. Quanto às raízes, estas devem ser profundas, para evitar que a árvore venha a prejudicar as calçadas e as fundações dos prédios e muros
*Benefícios da Arborização Urbana*
Nas zonas urbanas, as árvores são extremamente importantes para melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente, entre eles:
1. Diminuem a temperatura, evitando ilhas de calor;
2. Filtram a poeira e cheiros nauseabundos, evitando problemas respiratórios;
3. Diminuem a poluição sonora, absorvendo parte dos ruídos;
4. Oferecem bem-estar psicológico, diminuindo diagnósticos de estresse às pessoas;
5. Oferecem sombra e Oxigénio aos pedestres, tornando o local agradável e o ar mais puro;
6. Têm função estética e ornamental, melhorando o conforto e beleza de qualquer local;
7. Absorvem o CO2 (Dióxido de Carbono), reduzindo a emissão de Gases de Efeito Estufa;
8. Reduzem o impacto da água da chuva, prevenindo a possibilidade de enchentes;
9. Mantêm o solo compacto, reduzindo a possibilidade de erosão (ravinas) e assoreamento das valas de drenagem;
10. Auxiliam a preservação da fauna silvestre, oferecendo abrigo e alimento aos animais.
Em suma, não há duvidas de que a arborização nas zonas urbanas tráz enormes benefícios para todos. Contudo, é preciso que os Governos Províncias, através das Administrações Locais em parcerias com os Agentes Ambientais façam um bom Planeamento de Arborização tendo em conta as particularidades de cada local.
“Ambiente é uma responsabilidade de todos”
Comentários
Enviar um comentário