Avançar para o conteúdo principal

OS BANDIDOS DESSE TEMPO...

Crónica de Manuel Camalata
PORTAL MUNDUMDE ONLINE ANGOLA

Estava eu na habitual luta para conseguir um lugar nos poucos veículos que se faziam parar naquela paragem e chamavam o meu destino como sua rota, quando ouvi o som de uma bofetada contra um jovem que encontrei uma hora antes naquela confusão. Afinal tentara ele apropriar-se de pertences de outro concidadão ávido de chegar a sua casa.

"Não precisa me dar chapada..." foi com essa frase que o 'cara de pau' reagiu àquela bofa que chamou atenção dos presentes. Uma reacção tão fria e natural que deixou atónito o autor da 'chapada', sem força para as suas pretensões subsequentes.

Meia hora depois uma mãe adolescente viu um dos seus sacos de compras ser levado por um 'bom samaritano' quando este mostrou complanscência e anunciou ajuda-la a conseguir entrar num taxi.

"Corre mãe do nenê! corre mãe do nenê!, corre!", gritava ele enquanto corria atrás de um veículo que sinalizava paragem. O jovem fez-se ao lado esquerdo da viatura para esta cobrir a visibilidade, atravessou a estrada e bazou... sob o olhar incrédulo daquela mãe-adolescente-solteira, que além do filho, trazia mais dois sacos e uma pastinha.

Os ponteiros do relógio aproximavam-se da hora 21 e com isso a necessidade de apressar-se. Um Jimmy pára e anuncia o meu destino e com ele o preço da viagem, dobrado do oficial. Sem alternativa eu e ela ocupamos os lugares desponíveis. Na luta para subir novamente aparece o jovem ora esbofeteado, agora a colocar a mão na bolsa da minha companheira de ocasião, de onde retira o Bilhete de Identidade, rapidamente descoberto.

O pendura, que por sinal é agente da Policia Nacional e ia a civil, desce, manipula a pistola para intimidar o bandido e este, calmo, simplesmente devolve o documento, como se nada tivesse acontecido.

Viajei o percurso todo a pensar naquela cena, do quão ousado são os bandidos de agora, porque os do meu tempo corriam feio, feito o diabo fugindo da própria cruz...

Então lembrei-me de um episódio no Bairro da Precol, contado pela Cláudia, em que uma amiga sua fora interpelada por "um bandido pequeno" que a obrigou a despir-se e a  mostrar suas partes íntimas. "És muito achada. Pensava que não c#g#s. Afinal c#gas mesmo!... Veste e vai mbora"...
Além de hilário e humilhante, o episódio abre aso para várias interpretações, mas no fundo não faziam mal grave e só queriam que as moças bonitas do bairro os saudassem/respeitasse também como o fazem com os mais velhos da idade delas.

Nisto lembro-me de uma reportagem ha já algum tempo, que fiz para o jornal O Crime, em que os entrevistados disseram que os bandidos que tiram sono aos moradores do bairro da Robaldina são todos filhos de agentes da Polícia.

Falando em Polícia, esta está em maus lençóis e precisamos todos ajudar na recuperação da sua imagem e competência.

Sobre isso, lembrei que no Sambila a Polícia tem 'beefs' com o administrador que criou os JOVENS DO APITO, para acabar com delinquência naquela zona, já que quem tem esta tarefa não o faz.

Ou seja, os bandidos de agora dão medo. Nunca foram a tropa, mas fazem guerra. Não são polícias, mas têm armas. Nunca foram a recruta, mas têm tácticas. Os do meu tempo só roubavam telefone e te devolviam o chipe. E se te roubasse dinheiro, tinhas direito 50 AKz "para apanhares taxi, porque se ires a pé vão te assaltar no caminho", diziam eles, em geito de alerta.

E no que a sensibilidade diz respeito, lembro-me de dois episódios, quase insólitos: 1° Um casal na paragem altas horas da noite, aflito para chegar ao hospital com o filho, teve direito a 2.000,00 AKZ dos bandidos que os pretendiam assaltar. 2° do Dr. Bruno Kambundo, que foi assaltado na paragem dos Congolenses e teve direito a dinheiro de taxi e o chipe do seu celular. "Gostei da forma como me assaltaram. Me disseram 'Niga colabora, não dá bandeira', e eu sabia que aquilo que me colocaram no pescoço não era arma porque eu estava a sentir o cheiro. Era banana, mas dei tudo o que eles queriam porque me assaltaram bem". Disse-nos em 2008.

............................................................................
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA
9/09/2019
9/08/2020: UM ANO DE  EXISTÊNCIA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...