Avançar para o conteúdo principal

XX DOMINGO DO TEMPO COMUM – CICLO A

Por: Ir. Padre Alberto Sissimo, PSDP

Primeira Let.:Is. 56,1.6-7; Sl. 66; Segunda Let.: Rm. 11,13-15.29-32; Ev. Mt. 15,21-28

Saudações em Cristo Jesus!
DEUS É NOSSO PAI…
SOMOS TODOS IRMÃOS…

Estamos viver o vigésimo Domingo do Tempo comum, neste ano especial de 2020. Apensar do Covid-19, o mistério de Deus, continua a fazer morada no meio de nós. As vezes com sabor bom e outras com sabor amargo.  Para mim, o sabor amargo é a perda incontornável do meu Padrinho Adriano Feliciano que vai a enterrar em plano dia da solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria (15/08), «memoriam in eterno».
Os textos bíblicos da liturgia da Palavra deste Domingo, revela-nos como Deus vem até nós, mas nem sempre saímos para encontrá-lo. Para evitar discussões inúteis sobre impurezas com escribas, fariseus e outras autoridades judaicas, Jesus se retira para o sul do Líbano, para a terra dos fenícios, ou seja, para a terra pagã. Mas também aqui ele enfrenta o mesmo problema. A sua presença manifesta-se de muitas maneiras diferentes, mas nem sempre é reconhecida e bem-vinda pelo povo. Às vezes, é bem-vindo de maneiras e lugares surpreendentes. hoje, vemos Jesus partindo para um lugar inesperado: a região entre Tiro e Sidónia, habitada por pagãos. Sua chegada não passa despercebida: é recebido por uma mulher cananéia, alguém, que não pertencia a Israel. A mulher (humanidade), não exprime só e sobretudo as próprias necessidades: reconhece, Jesus como Senhor, filho de David. Seu grito de desespero é purificado tornando-se oração. Quando dizemos ou cantamos na missa: “Senhor, tem piedade”, repetimos, as palavras e venerações da mulher cananéia, que confronta, Jesus, com a questão da salvação dos pagãos.

Na primeira leitura de hoje, o Senhor, por meio do profeta Isaías, convida todos os crentes nele, isto é, aqueles que o reconhecem e o adoram como Pai de todos os homens, devem ser acolhidos em sua casa de oração. Mais detalhadamente, o primeiro versículo do capítulo cinquenta e seis de Isaías, com o qual começa o livro das consolações, nos diz que a condição para ser admitido à salvação é observar as leis da justiça emanadas de Deus. Nos versículos 6 e 7, Isaías nos diz que até mesmo os estranhos são admitidos à salvação. Portanto, todos os povos, israelitas, cristãos católicos e outros, são convidados a seguir o Senhor e, merecem participar da Casa de oração.
O Salmista, convida-nos a elevar o nosso olhar dos bens temporais aos espirituais, mas também a evitar a tentação de cair num espiritualismo desencarnado, porque nada impuro foi criado por Deus, tendo criado tudo para eternidade.
Na segunda leitura, São Paulo, no capítulo 11 de sua carta aos Romanos, nos diz que os cristãos, seus correligionários, a não se afastarem de Moisés e, portanto, aceitar Cristo, que dizia, todos os homens, foram reconciliados com Deus, em Cristo, por Cristo, com Cristo.

O santo Evangelho hoje, é retirado do capítulo quinze de Mateus, narra que Jesus, percebendo a dureza de coração de seu povo, vai a terras pagãs, em terras fenícias e os encontra uma mulher Cananeia. Caná não é um lugar geográfico, mas religioso: o teu coração, a sua casa, a família. Em relação a esta mulher, é preciso lembrar, como dizia anteriormente, ela pertence a um povo pelo qual os judeus, ao se referir a eles, apelaram a cães. Até Jesus, no início da altercação, pensa que sua tarefa é reunir o rebanho disperso de Israel. Tem-se a impressão que Jesus não entendeu bem que a salvação é para todos os homens e não uma prerrogativa exclusiva de Israel: «Fui enviado apenas aos perdidos da casa de Israel». Mas a mulher, que lhe havia pedido a libertação de sua filha da possessão demoníaca, insiste em pedir a sua ajuda. A resposta de Jesus é constrangedora, mas ela manifesta a pedagogia de Deus que permite o sabor duro e amargo da vida (Mulher, grande é a tua fé! seja feito como desejas…).

Três lições podem ser tiradas desta passagem do Evangelho: uma mulher pagã ajudou Jesus a descobrir sua missão universal; aos discípulos, judeus e não-judeus, o acesso ao Reino de Deus está reservado a todos aqueles que têm uma fé baseada na generosidade de Deus; o próprio Deus, por intercessão de Jesus, liberta o homem do mal físico e moral. A mulher, independentemente da resposta recebida, insiste humildemente, não reivindicando direitos. É uma invocação sincera, que nasce da angústia e da esperança.
Novo critério para compreender a mensagem e a grandeza do homem: não pertencer a uma raça, a um grupo religioso, mas a fé. Todos, mesmo os que estão longe da Igreja, se converterem-se, podem tornar-se instrumentos para o crescimento do Reino de Deus. A mulher também passa de um mero pedido de um milagre à consciência de filha amada por Deus, pois, o Reino de Deus não é uma verdade tranquilizadora.

Somos capazes de viver um evangelho sem fronteiras, principalmente neste tempo? Os pagãos comem de algumas migalhas caídas da mesa dos cristãos?

Bênção de Deus e estamos juntos
Santo Domingo a todos e todas
Ir. Padre Alberto Sissimo, PSDP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...