Arquivo |
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA
O Sindicato Nacional dos Professores( SINPROF), considerou esta semana, o período de Setembro como último cenário para o reinício das aulas no país e o seu término em Junho do próximo ano, tal como defendeu recentemente o Pedagogo Adolfo Dos Santos, no Portal Mundunde Online Angola.
No comunicado do Secretariado Nacional do SINPROF, que o Portal Mundunde Online Angola teve acesso , sugere esta modelo tal como já vigorou em Angola e ocorre em vários países a nível mundial, "não obstante termos uniformizado o nosso ao modelo da SADC".
"Diferentemente do que se observa em outras partes do mundo onde o surto da Covid-19 está em sentido descendente, em Angola estamos em sentido ascendente da doença e não sabemos como ela vai se comportar nos dias que se seguem", lê-se no comunicado sobre a contribuição deste sindicato para o reinício das aulas no país.
Tendo em conta a esta realidade, o Sindicato dos Professores pondera o reinício das aulas, por considerar que a possibilidade de ocontecer a contaminação comunitária desta pandemia ser maior.
Uma outra razão que esta organização apresenta, é alegada falta de condições que não foram criadas nas escolas "que permitam a higienização constante das mãos, a distribuição gratuita de máscaras e outros meios de biossegurança que garantam a segurança de todos".
"Ausência de um programa de testagem em massa de todos os entes que intervêm no ambiente escolar e a consequente desinfecção periódica dos espaços usados", é outro aspecto que leva o Sindicato dos "homens do giz" a ponderar o reinício das aulas.
Na possíbilidade do reinício das aulas em 17 províncias, excepto Luanda, de acordo ao Sindicato dos Professores, obrigará a feitura de reflexão sobre o tratamento a ser dado quer aos alunos, quer aos professores "que sendo de Luanda e estando a passar este momento juntos das suas famílias, seriam obrigados a deslocar-se às províncias onde estudam e trabalham".
No que se refere a província do Bengo, as estatísticas não oficiais, em posse do sindicato, apontam que mais da metade dos alunos vivem em Luanda, "ocorrendo o mesmo com os professores".
Recordar que em função da situação actual que afecta os vários países do mundo, face a propagação da Covid-19, o Pedagogo Adolfo Dos Santos sugeriu recentemente em declarações ao Portal Mundunde Online Angola, o reinício das aulas no país em Setembro e com o término previsto para Junho do próximo ano , "tal como a maioria dos países do universo seguem".
Adolfo Dos Santos Fernandes propôs ainda anulação deste "ano lectivo ou considerar o ano lectivo 2020/2021 e que fique assim para sempre".
Em Angola o ano lectivo decorre no período de Fevereiro a Dezembro, para o Ensino Geral e para o Ensino Universitário de Março a Dezembro.
De acordo a pesquisa que desenvolvemos, sobre o arranque do ano lectivo em outros países, constatamos que na Holanda as aulas começam no final de Agosto ou no início de Setembro.
Na Suíça em meados de Agosto e início de Setembro, enquanto que a Bulgária, Alemanha, a República Tcheca, Portugal, Cabo Verde e São Tomé em Setembro.
Comentários
Enviar um comentário