Por: Redacção Mundunde Online Angola
O Boreau Político do MPLA considerou esta segunda-feira, Mário Coelho Pinto de Andrade, como primeiro Presidente desta força política, enquanto que o líder dos camaradas, João Lourenço no sexto Congresso Extraordinário ao citar os militantes que já lideraram o partido, começou por Ilídio Machado.
No discurso de encerramento proferido a 8 de Setembro de 2018, João Lourenço agradeceu pelo facto da direcção do MPLA ter apostado em si para liderar esta força política e por ter merecido o voto de confiança dos delegados do congresso, que o elegeram como o quinto Presidente, "depois de nomes como Elídio Tomé Alves Machado , Mário Coelho Pinto de Andrade, António Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos".
Segundo a matéria publicada pela Angop, por ocasião do sexto congresso dos camaradas em 2018, o nacionalista Ilídio Tomé Alves Machado foi o primeiro Presidente do MPLA, até ser preso, em 1959, "por actividades subversivas contra o regime português da altura".
Por sua vez, Mário Pinto de Andrade, de acordo com Agência Angola Press, tornou-se activista político na década de 60 e exerceu o cargo de presidente do MPLA, entre 1959 e 1962 e o de seu secretário-geral, entre 1962 e 1972.
Por conta de sua prisão, Agostinho Neto foi Presidente honorário do partido desde 1961, tendo assumido a liderança efectiva do MPLA em 1963, em Kinshasa, capital do então Zaire, hoje República Democrática do Congo (RDC).
Agostinho Neto dirigiu o MPLA até à sua morte, em Setembro de 1979, mês em que José Eduardo dos Santos assumiu a liderança, que terminou a 8 de Setembro de 2018.
Depois deste período, esta semana, o Bureau político do MPLA na mensagem de condolências pelo falecimento da viúva de Mário Pinto de Andrade, Sarah Maldoror, a que o Portal Mundunde Online Angola teve acesso, escreveu:
"Foi com profundo sentimento de consternação e tristeza que o Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento do falecimento da Camarada SARAH MALDOROR, viúva do malogrado Camarada Mário Coelho Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro Presidente do MPLA, ocorrido hoje, dia 13 de Abril de 2020, em Paris, por doença, aos 91 anos de idade".
Segundo o Cluk-k, no seu livro “MPLA perante si próprio”, Jean Michel Thali garante que esta força política , foi fundada em 1960 na Guiné Conacri, tendo Mário Pinto de Andrade como o seu primeiro Presidente.
Na breve biografia constante na internet sobre Ilídio Tomé Alves Machado, consta que foi Director Geral dos CTT de Angola e um dos "importantes fundadores do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) juntamente com Viriato Clemente da Cruz, Mário Pinto de Andrade e Lúcio Lara em 10 de Dezembro de 1956.
Foi o primeiro presidente do MPLA até ser preso em 1959, tendo indicado Agostinho Neto como seu substituto.
O nacionalista Adolfo Maria em declarações a VOA a 21 de Setembro de 2018 afirmou que antes de Agostinho Neto existiu apenas um presidente do Partido (Mário de Andrade) pelo que João Lourenço é o quarto Presidente do partido.
A confusão deve-se ao facto de se considerar Ilídio Machado como primeiro Presidente quando na verdade nessa altura o MPLA não existia pois só foi oficialmente formado em meados de 1960, como fez saber o nacionalista angolano, na VOA.
Adolfo Maria explicou que a confusão com a existência de um quinto dirigente deve-se ao facto de se querer apresentar a formação do MPLA em 1956.
Adolfo Maria disse ainda que “o grande arquitecto do MPLA foi Viriato de Cruz” que viria morrer exilado na China, depois de subsequentes conflictos dentro do movimento.
Comentários
Enviar um comentário