Avançar para o conteúdo principal

Empresa de “Zenu” acusada de forjar documentos para negociar com o BNA

Santos Vilola

Fonte: Jornal de Angola

Os interrogatórios  declarantes ligados à empresa Mais Financial Service, SA, no “Caso 500 milhões de dólares do BNA”, revelaram, ontem, que o réu Jorge Gaudens Pontes usava os seus funcionários de uma empresa como sócios nominais para a constituição de empresas que, dias depois, por procuração previamente elaborada, repassavam as acções.

Fotografia: DR

Agostinho Soares da Gama, o primeiro a ser ouvido hoje, revelou contradições e suspeitas sobre a constituição e os propósitos da Mais Finance Service, SA, ligada a interesses de José Filomeno “Zenu” dos Santos (representado por Jorge Gaudens Pontes), empresa que integrou um consórcio que recebeu 500 milhões de dólares do BNA.
Agostinho da Gama esteve na constituição da Mais Finance Service, SA, tem o nome no acto constitutivo e detém acções na sociedade anónima, que disse, sob juramento, no interrogatório do Ministério Público, sem saber sequer onde fica sediada.
O jovem, na casa dos 40 anos, era funcionário da empresa GPS, de Jorge Gaudens Pontes, e as actas das reuniões da Mais Finance Service, SA, anexas ao processo, em que aparecem as suas assinaturas as rubricava na empresa onde trabalhava sem participar na reuniões.
“Não sabia quais eram as minhas acções nem sabia o capital social da sociedade de que era accionista”, revelou, acrescentando que nunca participou em reunião alguma da Mais Finance Service, SA, em que “Zenu” dos Santos era representado por Jorge Gaudens Pontes. Agostinho Soares da Gama, embora tenha o nome no acto constitutivo da Mais Finance Service, SA, afirmou que nem conhece o cartório notarial onde a sua assinatura foi reconhecida.
Outro declarante, Anselmo Eduardo Salvador, é também trabalhador da empresa Transcoorp, de Jorge Gaudens Pontes. Foi chamado a integrar a constituição da Mais Finance Service, SA e, logo depois, deixou de ser accionista, revogando, por procuração, a sua qualidade na sociedade comercial, a favor de Jorge Gaudens Pontes. “Encontrei a procuração já feita no escritório (da Transcoorp) e só assinei”, disse, afirmando que, desde aquela data, “nunca mais ouvi falar da Mais Finance Service, SA.”
O jovem, também na casa do 40 anos, revelou em tribunal que não foi a primeira vez que, a pedido de Jorge Gaudens Pontes, assinou documentos para ser accionista nominal de empresas que, depois, repassou a Jorge Gaudens Pontes. “Fiz o mesmo em relação à criação da Transcoorp, tendo repassado para Jorge Gaudens Pontes”, acrescentou.
Nos documentos, juntos ao processo, constam actas de reuniões em que foi o secretário de mesa, mas diz desconhecer a realização deste encontro, sustentando que nunca participou em reunião alguma da Mais Finance Service, SA.
Sócio de banco sem nunca saber
Anselmo Pedro, sem saber, é até incluído em documentos societários dos bancos "Mais" e "Pungo-a-Ndongo". “Vi o lançamento do Banco Pungo-a-Ndongo na televisão. Acho que foi em Malanje”, disse.
Os documentos provam que a Anselmo Pedro foram dados, em 2015, poderes para assinar documentos para a aquisição, pela Mais Finance Service, SA, do Banco Mais. Disse que nunca teve conhecimento disso. Na Mais Finance Service, SA, detinha 14 por cento das acções e nunca soube, afirmando que a confiança e lealdade a Jorge Gaudens Pontes eram bastantes para não questionar o conteúdo dos documentos que tinha de assinar.
Tal como Agostinho Soares da Gama, Anselmo Pedro é accionista da Mais Finance Service, SA, mas não sabe onde fica a sede nem o seu capital social. Todos assumem terem assinado documentos cujos conteúdos não se lembram.
O Ministério Público (representando o Estado), na sua instância, pretende ligar os factos aos crimes de burla por defraudação, tráfico de influência e branqueamento de capitais de que são acusados José Filomeno “Zenu” dos Santos, Jorge Gaudens Pereira.
A audiência de discussão e julgamento, suspensa ontem, retoma na próxima terça-feira, com a audição ao ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, arrolado pela defesa de Valter Filipe, a cargo de Sérgio Raimundo.
Tensão alta
O interrogatório do representante do Ministério Público (titular da acção penal) ficou marcado, do princípio ao fim, por protestos da defesa de Jorge Gaudens Pereira (por Bangula Quemba) e de José Filomeno “Zenu” dos Santos, motivados pela natureza das perguntas de Pascoal Joaquim que representa a parte acusatória.
A defesa de um dos réus chegou a qualificar as perguntas do representante do Ministério Público a um declarante como “bater no ceguinho” em função da insistência em questões que até constavam de documentos provados, considerando “desumano” confrontar um declarante com factos provados.
A tensão na sala entre representante do Ministério Público e advogados resvalou para competências e qualificações profissionais de ambas partes, com recurso a expressões como “Sr., eu sei”, “Sr. Sabe tudo”, “Sr. Não percebe Processo Penal” ou “Os anos que estou nesse lugar...”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...