TUDO SOBRE
Por: Josimar Agostinho Onjango
Migalhas de acções do ser humano desumanizando.
O indivíduo disse: se fosse um branco isso já poderia estar organizado.
Eu disse: negros também podem organizar isso.
A questão da inteligência do branco e do negro. O negro também possui inteligência ou essa é apenas uma capacidade dos brancos?
Uns talvez por uma questão de deseducação (aqui querendo significar bagagem cultural negativa recebida) ou curiosidade natural ainda alimentam dúvidas. Mandela atestava que "ninguém nasce racista, o racismo é uma questão de educação". A ânsia natural de saber, motivada pela realidade social observada ou sem causa aparente, também pode motivar a questão.
A resposta já foi dada e a cada sol que nasce é comprovada: o ser humano, branco ou negro, é inteligente. A inteligência é universal ao ser humano. A inteligência é uma das essências do ser humano. Querer negar a inteligência do negro ou do branco é querer despi-lo duma das capacidades, dada por Deus, que lhe fazem ser chamado de ser humano e o distinguem dos outros seres. Ou dito de outra maneira, afirmar que o branco ou o negro é desprovido de inteligência é dizer que ele não é um ser humano. Isso é perigoso!
A questão da inteligência do branco e do negro. Quem é o mais inteligente?
Que se entenda de uma vez por todas que a inteligência é característica do ser humano, esquece a cor. Mas alguém poderá dizer: "há uns mais inteligentes que outros". Quem seriam esses "mais inteligentes", os negros, ou os brancos? James Watson, o nobel da Medicina, o que descobriu a estrutura molecular do ADN, afirmou em 2007 que "os brancos são mais inteligentes que os negros". Ao exprimir tal coisa, Watson agita o balaio da história, trazendo ao de cima elementos que envergonham a humanidade.
A história não mente: durante muito tempo, usaram-se pseudo-teorias científicas para legitimar escravaturas ou colonialismos com 500 anos. Essa não foi uma atitude inteligente, nem é necessário afirmar que também é desumana. A inteligência está ao serviço do ser humano e está proibida desumanizar. O que é feito contra o ente humano não é inteligente, é outra coisa.
Deixar cair sobre Hirochima e Nagasaki bomba nuclear, lembrar que o nome de Albert Einsten aparece nesse episódio infame a todos os títulos condenáveis, mais um flagrante da cegueira do ser humano, esse ser que parece ainda não aprendeu com o passado, esse ataque nuclear de modo nenhum pode ser encarada como inteligente. Depois de lançado o engenho matou milhares de seres humanos e deixou aquela terra, até aos nossos dias, sob os efeitos da radiação, repito isso não pode ser visto como uma acção inteligente. A acção inteligente humaniza.
Apregoar o individualismo como modo de vida, característica das sociedades pós-modernas ocidentais, que para o nosso azar alastra-se para o mundo, não me parece ser muito inteligente.
O Ubuntu, onde todos somos, todos importam, o outro existe, existimos todos, é clara e abertamente uma tradição inteligente.
Ser pioneiros na astronomia, matemática, biologia, medicina, arquitectura e na Organização dos Reinos, Egipto e Mali, respectivamente, não pode verdadeiramente ser negado como um feito de grandiosa inteligência.
Quando o fascista Salazar afirmou que os africanos das "províncias ultramarinas" eram "raças inferiores", pelo menos nesse momento em particular, demonstrou não apenas que era racista mas que estava a ser pouco inteligente.
O ser humano, branco ou negro, é inteligente. Ninguém é mais inteligente. O QI não tem a ver com a cor. A inteligência não tem cor.
Comentários
Enviar um comentário