Avançar para o conteúdo principal

Memórias de um jovem que se apaixonou por uma actividade tão nobre: Jornalismo

Parte 3: #PROGRAMA CAMINHOS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO (Fui um dos Apresentadores e Repórter)

Texto: Leal Mundunde
Foi em 2014, se não estou errado em Maio, quando Evanilda José antiga minha Coordenadora no MEJ falou-me do projecto que visava a criação de um programa radiofónico do Apostalado da Oração, um grupo em que sou membro.
Sugeriu naquela altura o meu nome para que fosse um dos componentes do programa que seria emitido na Rádio Ecclésia. Fiquei muito feliz com a sua iniciativa. Neste período eu trabalhava para o Boletim Informativo A VOZ DO MEJISTA, que ajudei a criar.Neste boletim para além de Coordenador, também fui Repórter e cheguei a ser editor.
O programa foi ao ar e ainda não tinha sido comunicado se eu faria ou não parte do espaço. Mas a minha esperança era tão grande ao saber que concretizaria um sonho de apresentar um programa radiofónico.

Lembro-me que em Agosto estava no Benfica na Paróquia São João Baptista da Cazanga se não estou errado, quando por volta das 14h00 recebo a chamada do ilustre Osvaldo Miranda, o tio Vado para que fosse a rádio participar da gravação do programa mas, não foi possível pois estava distante e ficou o compromisso de lá estar numa outra altura quando for chamado.

Passado algum tempo numa quarta-feira se não estou errado, o ilustre Osvaldo, o tio Vado como era carinhosamente chamado volta a ligar-me as 13h00 para estar na Rádio a fim de gravarmos o programa. Wau! desta foi de vez.

Pontualmente as 15h00 como tinha prometido estava na rádio. Gravamos e permaneci durante três anos. Tornei-me apresentador e Repórter ao mesmo tempo.

Éramos uma equipa dinámica, constituída por Padre Kasongo Mankubu, Padre Artur Savita, Osvaldo Miranda, Cláudio Francisco, Bernardino Punguandongo, Joana Maria, Ângela Canganjo e eu#Leal Mundunde. A técnica era da responsabilidade de Siona Júnior e João Beji. Depois entraram outros rostos no programa e fomos crescendo dia a pois dia.

Foi um espaço em que aprendi bastante. Cresci e aprofundei cada vez mais os meus conhecimentos no campo do Jornalismo.

Tivemos formação com o Padre Atur Savita e ainda com Bernardino Punguandongo.Excelentes pessoas.
A pesar das dificuldades o nosso programa estava sempre ao ar. Elogios, críticas e sugestões fui recebendo e melhorando cada vez mais o meu trabalho.
Fiz em directo com Ângela Cangajo pela primeira vez apresentação do programa e foi histórico com a técnica do Grande irmão Siona Júnior.

A pesar de estar neste espaço continuei no Boletim Informativo A VOZ DO MEJISTA.
São histórias que ficam e com saudades. Estive nesta equipa durante três anos.

Obrigado a todos pelo voto de confiança. Aqui criei família e hoje permanecem sempre no meu coração.
Bem haja a todos.Vem aí o aniversário da Rádio Ecclésia-minha eterna escola.

AMANHÃ CONTAREI A MINHA PEQUENA TRAJECTÓRIA NO MAGAZINE CALABRIANO emitido na Rádio Ecclésia.
Obrigado!
Leal Mundunde
26.11.2019

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...