Por: Leal Mundunde
Oziel José e Lourivandro são dois artistas da província de Benguela, integrantes do grupo ZVV, garantem que começaram na igreja a dar os primeiros passos no mundo da música.
O grupo criado em 2015 tem duas faixas músicas disponíveis ao público: "Sem ti não vivo" e "Makumba".
Segundo os artistas, no princípio seus familiares não concordavam com a decisão tomada, em seguirem a vida artística,pois pretendiam que desenvolvessem outras actividades que não fosse esta.
O agente dos ZVV, Amós Dunda revelou que os conheceu "há muito tempo" e foi observando a evolução dos mesmos até que decidiu trabalhar com o grupo. Amós reconhece que não tinham apoio numa primeira fase, sobretudo dos familiares.Disse que tem sido fácil trabalhar com Oziel e o Lourivandro por gostarem do que desenvolvem e "ajudam muito".
Relativamente aos projectos que têm em carteira, Amós Dunda afirmou que depois de terem gravado o vídeo Clip da música "Sem ti não vivo", o passo a seguir é difundirem nas cadeias televisivas e estão a lutar para a gravação do vídeo Clip de uma outra música promocional "Makumba".
Oziel e Lourivandro dizem que actualmente o grupo está numa situação que lhes permite apresentarem-se em espectáculos, bem como em cadeias televisivas.
Os dois artistas dizem que não tem sido fácil trabalhar em Benguela, comparando com Luanda. Esta é uma das dificuldades que encontram naquele território do país, justicando que uma das razões é a não existência de cadeias televisivas localmente, bem como portais.
Oziel lamentou o facto de na sua província existir poucos produtores de eventos e dos que existem, optam fundamentalmente aos artistas de Luanda.
ZVV que maioritariamente faz Guetto Zouk, segundo o músico Oziel, procuram transmitir nas músicas o quotidiano da população angolana "para que quando as pessoas ouvirem as nossas músicas conseguem se identificarem.Procuramos escrever aquilo que a sociedade vive, concernente ao amor, assuntos culturais, sociais, temas que quando a pessoa ouve,diz wau! Eu me revejo nesta música".
"SEM TI NÃO VIVO"
Este é o titulo de uma das musicas promocionais do grupo. Lourivandro explica que a música fala de si e baseada na sua relação amorosa. Foi escrita numa altura em que estava a viver momentos negativos no seu relacionamento. "Não andava bem e escrevi para explicar a minha amada que não conseguia viver sem ela", explicou.
Questionado se conseguiu reverter o quadro com esta música, respondeu que sim."Só foi necessário mostrar a música depois de gravada" e o quadro mudou.
"MAKUMBA"
Esta é outra música dos ZVV, que brevemente segundo o seu agente,o vídeo Clip será gravado.
Relativamente ao que o grupo procurou transmitir nesta faixa musical, Oziel afirmou que tem a ver com a feitiçaria. Avançou que actualmente na sociedade há mulheres que prendem homens com feitiço.
“Recorremos a este tema, primeiro para chamar atenção as pessoas e se identificarem na música”, acresceu.
Oziel afirmou por seu turno, que as “vezes o homem tem muito dinheiro e a mulher quando vê, algumas com a pretenção de prender o homem, vem a cabeça de prende-lo com práticas de feitiçaria”. Atitude esta que o grupo reprova e exortam que não é o método ideal para ter o homem ao lado.
Lourivandro acresceu ainda que esta é uma situação que acontece “principalmente na nossa província”.O mesmo referiu que não ocorre somente com homens que têm dinheiro, como também com homens que possuem várias mulheres. “Essa mulher de certa forma quer esse homem só para ela” recorrendo ao feitiço.
O grupo pretende que a música mukamba seja vista na perspectiva educativa e que molde o pensamento de mulheres que recorrem a estas praticas. “Quando não dá, não dá”, aconselhou Lourivandro.
O agente Amós Funda dos ZVV garantiu que estão preparados para actuar em qualquer actividade.
LourivandroLourivandro e Oziel
Atiotopun_2001 Kim Lopez https://wakelet.com/wake/fLCXcRtNebbHD6P3MBO70
ResponderEliminarovviemota
Wtiocinsae_dzu Sharon Cook VMware Workstation
ResponderEliminarAdobe After Effects
Adobe Audition
ligangtergder
propmata-mi Marty Mcbryde Download Free
ResponderEliminarsoftware
vieputece