Avançar para o conteúdo principal

AUTORES DO “MAKUMBA” FALAM DOS PROJECTOS DO GRUPO

Lourivandro e Oziel

Por: Leal Mundunde 

Oziel José e Lourivandro são dois artistas da província de Benguela, integrantes do grupo ZVV, garantem que começaram na igreja a  dar os primeiros passos no mundo da música.

O grupo criado em 2015 tem duas faixas músicas disponíveis ao público: "Sem ti não vivo" e "Makumba".

Segundo os artistas, no princípio seus familiares não concordavam com a decisão tomada, em seguirem a vida artística,pois pretendiam que desenvolvessem outras actividades que não fosse esta.

O agente dos ZVV, Amós Dunda revelou que os conheceu "há muito tempo" e foi observando a evolução dos mesmos até que decidiu trabalhar com o grupo. Amós reconhece que não tinham apoio numa primeira fase, sobretudo dos familiares.Disse que tem sido fácil trabalhar com Oziel e o Lourivandro por gostarem do que desenvolvem e "ajudam muito".

Relativamente aos projectos que têm em carteira, Amós Dunda afirmou que depois de terem gravado o vídeo Clip da música "Sem ti não vivo", o passo a seguir é difundirem nas cadeias televisivas e estão a lutar para a gravação do vídeo Clip de uma outra música promocional "Makumba".

Oziel e Lourivandro dizem que actualmente o grupo está numa situação que lhes permite apresentarem-se em espectáculos, bem como em cadeias televisivas.
Os dois artistas dizem que não tem sido fácil trabalhar em Benguela, comparando com Luanda. Esta é uma das dificuldades que encontram naquele território do país, justicando que uma das razões é a não existência de cadeias televisivas localmente, bem como portais.

Oziel lamentou o facto de na sua província existir poucos produtores de eventos e dos que existem, optam fundamentalmente aos artistas de Luanda.
ZVV que maioritariamente faz Guetto Zouk, segundo o músico Oziel, procuram transmitir nas músicas o quotidiano da população angolana "para que quando as pessoas ouvirem as nossas músicas conseguem se identificarem.Procuramos escrever aquilo que a sociedade vive, concernente ao amor, assuntos culturais, sociais, temas que quando a pessoa ouve,diz wau! Eu me revejo nesta música".

"SEM TI NÃO VIVO"

Este é o titulo de uma das musicas promocionais do grupo. Lourivandro explica que  a música fala de  si e baseada na sua relação amorosa. Foi escrita numa altura em que estava a viver momentos negativos no seu relacionamento. "Não andava bem e escrevi para explicar a minha amada que não conseguia viver sem ela", explicou.

Questionado se conseguiu reverter o quadro com esta música, respondeu que sim."Só foi necessário mostrar a música depois de gravada" e o quadro mudou.

"MAKUMBA"

Esta é outra música dos ZVV, que brevemente segundo o seu agente,o vídeo Clip será gravado.

Relativamente ao que o grupo procurou transmitir nesta faixa musical, Oziel afirmou que tem a ver com a feitiçaria. Avançou que actualmente na sociedade há mulheres que prendem homens com feitiço.
“Recorremos a este tema, primeiro para chamar atenção as pessoas e se identificarem na música”, acresceu.

Oziel afirmou por seu turno, que as “vezes o homem tem muito dinheiro e a mulher quando vê, algumas com a pretenção de prender o homem, vem a cabeça de prende-lo com práticas de feitiçaria”. Atitude esta que o grupo reprova e exortam que não é o método ideal para ter o homem ao lado.
Lourivandro acresceu ainda que esta é uma situação que acontece “principalmente na nossa província”.O mesmo referiu que não ocorre somente com homens que têm dinheiro, como também com homens que possuem várias mulheres. “Essa mulher de certa forma quer esse homem só para ela” recorrendo ao feitiço.

O grupo pretende que a música mukamba seja vista na perspectiva educativa e que molde o pensamento de mulheres que recorrem a estas praticas. “Quando não dá, não dá”, aconselhou Lourivandro.
O agente Amós Funda dos ZVV garantiu que estão preparados para actuar em qualquer actividade.
LourivandroLourivandro e Oziel



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...