Angola somou ontem, ao golear por 5-0, a Libéria, a segunda vitória no Campeonato Africano de Futebol para amputados, que decorre na cidade de Benguela, até 12 do corrente.
Fonte:Jornal de Angola
No desafio que opôs o campeão do Mundo ao africano, disputado no Estádio São Filipe, foram mais fortes os anfitriões, que com o triunfo somaram sete pontos, liderando ex-aequo, com a Nigéria, a tabela classificativa da prova.
Foi uma partida onde a Selecção Nacional procurou dar sempre intensidade nas acções de contra ataque. Aos 14 minutos, o liberiano Prince Wymah, fez um auto-golo a favor dos comandados de Augusto Baptista "Cheto".
No decorrer dos 50 minutos, tempo regulamentar, a equipa angolana manteve a toada ofensiva e por intermédio de João Chiquete por duas vezes e Hilário Kafula, em igual número, ampliaram e sentenciaram o marcador.
A equipa adversária revelou sempre grande espírito competitivo e nunca virou a cara à luta, atitude ainda assim insuficiente para desfeitear os intentos dos detentores do título Mundial.
Outros Jogos
Nas outras partidas do dia, a Serra Leoa conseguiu, a segunda vitória ao derrotar os Camarões, por 2-0. Ao intervalo os serra-leoneses venciam os camaroneses por 2-0, com golos de Amadu Kamara e Gbassay Kanu.
Líder da competição com sete pontos, a Nigéria empatou a zero frente à Tanzânia.
Um comunicado emitido ontem, pela comissão técnica deu a conhecer que por não se realizar o jogo um referente à primeira jornada, a comissão do Campeonato Africano de Futebol, respeitando o regulamento da WAFF, averbou falta de comparência a Serra Leoa por ter chegado tarde ao palco da competição. Assim sendo, é considera vitória para a Tanzânia.
Cheto sempre acreditou
O seleccionador nacional, Augusto Baptista "Cheto" disse ter acreditado sempre num desfecho positivo no desafio diante do campeão africano.
"Tinha consciência que jogo seria um bastante difícil, pois pela frente teríamos o campeão em título. A Libéria joga muito bem, mais só ganha quem marca golos.
Fomos felizes porque soubemos aproveita os erros. O campeonato não está fácil para ninguém, mas conseguimos levar a melhor ganhamos folgadamente", concluiu.
Por sua vez, o técnico da Libéria acusou a equipa de arbitragem, de ter facilitado os "donos da casa": "não tenho muitas palavras. Apenas lamento que Angola tenha sido beneficiada pela Arbitragem".
Organizar Mundial depende do Comité Paralímpico
A organização de um Campeonato do Mundo em futebol para amputados em Angola depende da dinâmica do Comité Paralímpico, pelo que caberá ao Governo apoiar.
A afirmação, segundo noticia a Angop, é da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, que lembrou ser o país detentor do troféu Mundial, além de presidir o Comité Paralímpico Africano (CPA).
Falando à imprensa, disse que o Comité Paralímpico Angolano e Africano, liderados por Leonel da Rocha Pinto, têm proporcionado melhores condições à esta camada social.
Para a antiga andebolista, a organização deste CAN no país é um reconhecimento do Governo por todo trabalho realizado.
Além do futebol em que Angola também já foi vice-campeã “México2014”, o país é recordista mundial e Paralímpico em atletismo por intermédio de José Armando Sayovo. A natação e basquetebol em cadeiras de rodas, tiveram participações dignas de registo em provas internacionais.
O Comité Paralímpico Angolano, fundado em 1994, movimenta ainda a modalidade de halterofilismo.
Comentários
Enviar um comentário