Avançar para o conteúdo principal

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia, morre na Arábia Saudita aos 83 anos

O ex-presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, na Arábia Saudita, onde estava desde que foi retirado do poder, em 2011, na chamada Revolução de Jasmim, segundo confirmou à Agência Efe, o advogado da família, Mounir Ben Salha.
“Ele faleceu às 15h (horário local, 9h de Brasília) após lutar contra sua doença, pela qual ele ficou hospitalizado durante os últimos três meses, recebendo tratamento intensivo”, declarou Ben Salha.
“Ben Ali será enterrado na Arábia Saudita, segundo sua última vontade”, acrescentou o porta-voz, descartando a possibilidade do sepultamento acontecer em Túnis.
O estado de saúde do ex-presidente, conhecido entre os tunisianos como “Zaba”, era delicado e estava em tratamento há anos após ser diagnosticado com câncer de próstata.
Nas últimas semanas surgiram vários boatos sobre sua morte que foram desmentidos por seus familiares.
Ben Ali fugiu da Tunísia, no dia 14 de janeiro de 2011, após semanas de protestos contra as desigualdades sociais que desencadearam a Revolução do Jasmim, que encerrou seus 23 anos no poder e levou o país a iniciar um processo democrático no que foi imerso desde então.
Após o exílio, ele foi condenado pela Justiça civil a 35 anos de prisão por crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, enquanto a Justiça militar o condenou à prisão perpétua por homicídio voluntário e tentativa de homicídio.
Ben Ali foi militante ativo das Juventudes Socialistas, braço juvenil do PSD de Habib Bourguiba, sendo preso em 1952.
Com apenas 22 anos, foi chefe da Segurança Militar, cargo no qual se manteve durante por 16 anos e que lhe serviu para conhecer profundamente as Forças Armadas.
Posteriormente, estudou em centros dos Estados Unidos especializados em espionagem e contra-espionagem e obteve o diploma de Estado Maior.
Em 1984, foi nomeado secretário de Estado de Segurança e, dois anos mais tarde, assumiu o cargo de ministro da Segurança Nacional e Interior.
Já em outubro de 1987, virou primeiro-ministro, cargo que conciliou com o Ministério do Interior e com o posto de secretário-geral do governante Partido Socialista Desturiano (PSD).
No mês seguinte, o então presidente Habib Bourguiba foi considerado incapaz por uma junta médica, então Ben Ali tomou posse da Presidência, acumulando com o Ministério da Defesa.
Em abril de 1989, foi eleito presidente da Tunísia, em um pleito onde disputou como candidato único, apoiado por todas as forças políticas, conseguindo 49,27% dos votos.
O referendo realizado em maio de 2002, apoiado pela maioria da população, permitiu uma emenda na Constituição, assim como a reeleição de Ben Ali quando terminasse seu terceiro mandato, já que até esse momento era permitido acumular três períodos de cinco anos no poder.
Suas vitórias eleitorais não estiveram isentas de polêmica: em todas elas superava 90% dos votos e alguns candidatos da oposição foram descartados durante a corrida presidencial.

Fonte:EXAME


PUBLICITE NO PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

ESCUTEIROS CATÓLICOS DEIXAM DE PARTICIPAR DAS ACTIVIDADES DA AEA

Por: Redacção Mundunde Online  Os Escuteiros da Igreja Católica deixam de depender directamente da Associação dos Escuteiros de Angola (AEA), bem como de participar das actividades, dos programas e das eleições desta associação, a partir desta sexta-feira, 20 de Setembro. A Conferência Episcopal de Angola e São Tome (CEAST), justifica a medida por alegadamente existir pouca clareza do caminho que o Escutismo está a tomar nos últimos tempos, “caracterizada por uma crescente arrogância e prepotência na relação com os jovens, com os dirigentes e com quem tem opinião contrária, dando lugar a múltiplas suspensões e expulsões arbitrárias nos agrupamentos das nossas Paróquias, sem conhecimento dos Pároco”. Segundo o Comunicado dos Bispos, este procedimento vai decorrer até novas ordens, ficando os Escuteiros Católicos, sob a responsabilidade dos Párocos e Assistentes, bem como dependência do Bispo de cada Diocese.     A CEAST garante que no próximo mês vai indic...