Avançar para o conteúdo principal

Rui Ferreira pede demissão do Tribunal Supremo




O Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Supremo, Rui Constantino Ferreira, foi convocado na segunda-feira (30), no palácio presidencial para uma ocasião em que o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, convidou-lhe a colocar o cargo a disposição, na sequencia de sucessivos escândalos que estavam a prejudicar a imagem do sistema judicial angolano.

Fonte: Club-k

Abalado pela “falta de confiança institucional” que lhe foi retirada, o juiz tinha programado para o dia seguinte uma a cerimonia de tomada de posse de 39 juízes de direito, no palácio da justiça. Conduziu o evento mas manifestou uma alegada “indisposição instantânea” que o deixou sem vontade de falar acabando por passar o trabalho ao seu “vice”, Molares de Abril para fazer o discurso de improviso no seu lugar.

Nesta quarta-feira (2), Rui Ferreira anunciou uma convocatória “extraordinária e urgente do plenário”, para uma reunião com dois pontos de agenda, tais como “distribuição de processos urgentes” e “apresentação de informação” na qual prevê anunciar a sua retirada dos cargos de Presidente do Tribunal Supremo e de Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial.

 Na reunião urgente marcada para esta quinta-feira (3), o Juiz Presidente irá também comunicar que enquanto se aguarda por um novo concurso público para a escolha de um novo Juiz Presidente, a gestão transitória do Tribunal Supremo ficará a cargo do Vice-Presidente Molares de Abril.
Nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 70/18, de Abril 2018, Rui Constantino da Cruz Ferreira teve como Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Supremo, um mandato perturbado a contar pela forma como se fez eleger, mesmo sem preencher os requisitos. A vaga seria para um “magistrado judicial” e não para um “jurista de mérito” como é o seu caso. Em reação,  a UNITA - carta que o Club-K teve acesso -  fez uma queixa a PGR a exigir investigação pela forma como o mesmo foi colocado neste posto.  Ao mesmo tempo, os juízes conselheiros  do Supremo fizeram uma exposição ao Presidente da República alertando que a forma como Rui Ferreira fez-se passar por um esquema,  sem ter passado pelo crivo do Conselho Superior da Magistratura Judicial.
Tão logo tomou posse como líder do supremo retaliou os juízes que alertaram  ao Presidente sendo que um dos perseguidos, Valentim Comboio  pediu dispensa mantendo-se no “exílio” em Portugal, onde acabou por falecer.

 Ferreira foi chamado ao palácio presidência para dar a sua versão e outra sobre uma acusação de antigos sócios que o acusaram de ter ficado com negócios alheio (Grupo  Arosfran), e de se ter tornado sócio de um empresário libanês condenado  nos Estados Unidos da América por financiar o terrorismo.

Na reunião, João Lourenço apenas o ouviu sem dar alguma opinião. Saído dai, Rui Ferreira reuniu-se com os juízes conselheiros da sua confiança do Tribunal Supremo dizendo que contava com o apoio do Presidente da República.

Não tardou muito,  surgiram famílias do regime (Viegas e Prata) queixando-se de que Ferreira os teria ocupado para dos seus terrenos para alargar uma das suas fazendas, no interior do país. Paralelamente chegaria ao gabinete presidêncial um abaixo assinado com 2000  assinaturas em que os subscritores apelavam a anulação do Decreto Presidencial n.º 70/18 , da sua designação.

Em resposta, Ferreira convocou no dia 17 de Julho deste ano,  uma reunião do plenário do Tribunal Supremo para abordar a sua situação e pediu aos presentes que fizessem uma moção de apoio a sua continuidade no cargo para contrapor as assinaturas dos 2000 cidadãos, enviada ao PR. Uma juíza Lisete Costa da Silva apoiou-lhe mas os restantes rejeitaram assinar a  petição de apoio. A crise estava instalada no poder judicial.

Nos meses seguintes, surgiu o processo de inauguração dos novos tribunais de comarca e a realização de concurso de juízes de direito e desembargador para as novas estruturas. Os concursos foram eivados de irregularidades levando com que juízes recorressem – de forma anônima - as redes sócias para denunciar atropelos  que o Presidente do Supremo estaria a cometer.  Os juizes acusaram-no de “polvo da corrupção” e de se ter tornado numa “praga que apareceu na justiça angolana”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...