Avançar para o conteúdo principal

"O NASCER DAS PALAVRAS..."


POETA DA ESPERANÇA
"O nascer das palavras..."

O Poeta Sandro D'Mente Mágica (Poeta da Esperança), afirma ser difícil publicar obras literárias em Angola, pelo que recomenda ao Estado, criar políticas que visem facilitar o processo.

Por: Leal Mundunde


Leal Mundunde (LM)- Poeta da Esperança, como surgiu a poesia na sua vida?
Poeta da Esperança (PE)- -Bem, digo que desde pequeno sempre tive uma imensa paixão pela escrita e lia sempre os textos existentes nos antigos livros, textos que marcaram a minha infância.
Textos como: Se eu fosse a Liberdade, Já chegamos e outros.
Se bem lembro-me, tudo começou em 2010 quando tinha apenas 11 anos, lia um dos primeiros livros de poemas publicado pelo Dr. António Agostinho Neto e através destes textos declamava poesia em algumas actividades escolar com ajuda do meu ex-professor. Isto na 5ª Classe, no Colégio Mavarde (na altura Cac n°8088, actualmente Czg - 216).
Não levava isto sério, via apenas como uma simples diversão. No mesmo ano, declamava nas actividades da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica dos Mensageiros em Angola (I.E.M.A), com textos extraídos da Bíblia.
Depois disto parei com isto, voltando novamente no ano 2012 e mais uma vez parei. Retornando em 2017, onde comecei escrevendo os meus primeiros poemas.
Digo que comecei a praticar poesia de verdade no ano 2017 e daí em diante já não quero parar.

LM- Como os seus familiares, amigos e outros, reagiram quando divulgou esta intenção de ser poeta?
PE-A reacção foi boa
Sempre me apoiam e desejam que eu continue ser um poeta e mantêm a esperança que um dia alcançarei grandes patamares.

LM- Quais os assuntos abordados frequentemente nos seus poemas?
PE- Os assuntos são variados Amor, Paz, Fé, Bondade, Liberdade...
Mas os assuntos mais abordado nos meus poemas está ligado à Fé, Bondade, Paz, União e Liberdade.

LM- Por que estes assuntos?
PE- Porque almejo ver um mundo melhor, onde apenas o bem reina.

LM- Actualmente como está a sua vida artística?
PE- A minha vida artística está indo normalmente, nem sempre tem sido fácil, mas o meu desejo de continuar ou vencer é maior que tudo.
Já realizei a minha primeira actividade, uma Tarde Poética com o tema "TE LOUVAREI ENQUANTO EU VIVER".
A mesma teve lugar no dia 10 de Fevereiro de 2019, na Igreja MEDJ.
Estou pensando em publicar a minha primeira obra literária, que será um livro de poemas, cuja o nome será "O NASCER DAS PALAVRAS", com temáticas ligadas aos assuntos já mencionada anteriormente.
E na mesma pensando numa outra obra, que será um livro de poemas com temáticas sobre Amor, cujo nome talvez seja "MEMÓRIAS DE AMOR".

LM- O que falta para a publicação destas obras?
PE- Os meios financeiros e o tempo, uma vez que as nossas Editoras estão sempre num valor elevado à cima de 100 mil kwanzas.

LM-E como pensa resolver este problema?
PE- Esperando o tempo certo.
Já estou em contacto com muitas editoras, como a Mansona Editora, Vamus Editora, Ginga Editora...
Em breve estarão num preço acessível. Segundo as informações por elas informadas.

LM- Acha que o estado deveria criar políticas que facilitassem os escritores, publicarem obras a preços acessíveis?
PE- Sim, acho muito bom.

LM- De que forma?
PE- Pelo mesmo modo feito aos músicos.
Diminuir o preço de publicações, segundo a quantidade de conteúdos que serão postas.

LM- Poeta da Esperança, quais as últimas considerações que gostaria deixar?
PE- Para a Mundunde Online, força e muita coragem no vosso trabalho. Há muita coisa boa para frente, eu creio.
Para os Escritores e Poetas, sejamos dedicados e ter muita paixão pelo que fazemos.
Sei que nem tudo é um mar de rosas, mas o desejo de vencer tem de ser maior que tudo.
Que as nossas escritas sejam sempre para o bem.
Fé em Deus, deixemos ELE acima de tudo.
Se Deus é por nós ninguém será contra nó!
Palavras do Vosso Companheiro,
Poeta Sandro D'Mente Mágica (Poeta da Esperança).


                   
POETA DA ESPERANÇA 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...