Avançar para o conteúdo principal

FUI ENGANADO PELO TEMPO

Por: Maiomona Paxe


Quando mais novo, na antiga comuna do Changuluzaku, que traduzido do kikongo, significa "faz força ou tens de ter força ", afecto ao bairro golfe, município do Kilamba Kiaxi, achava eu, que, seria mais feliz quando atingisse a maioridade. 
Não, que não fosse feliz naquela época, num bairro composto por malanjinos e bakongos, maioritariamente da província do Uíge. 
Pelo contrário, eu e os meus amigos, "Viró", que agora é Cabo das Forças armadas angolanas, Tututu, contabilista; Zé, repositor num dos supermercado, em Luanda e Miguel, que desconheço o paradeiro, a par de outros amigos que fiz na escola e igreja com o mesmo nome: Santa Teresa, no bairro Palanca,em Luanda.
A malta brincava diariamente às escondidas, o ficou, pula na montanha, entre outras brincadeiras da época, que raramente é vista no seio das crianças actualmente.
Como muitas crianças na altura, era também meu sonho, me tornar num futebolista.
No futebol expressava toda minha alegria e habilidade. Era um médio-ala, rápido e goleador, que a posterior passou a actuar como avançado, nas várias equipas do bairro, tendo conquistado muitos campeonatos de rua.
Porém, longe de saber o que viria adiante, achava eu, que a idade adulta seria incrível, que teria maior liberdade e autonomia. 
As brincadeiras na infância, eram incríveis, a gente se divertia imenso, mas as regras dos progenitores, quanto ao horário e festas, me faziam crer que,  sendo adulto, tudo ficaria mais fácil e animado.
A verdadeira ansiedade, se notava na época natalícia, quando os mais crescidos, podiam anoitecer fora de casa, bebendo e dançando ao som de vários estilos musicais, com predominância ao Kuduro, da banda, zouk, de Cabo Verde e kwassa, da República Democrática do Congo.
Ah! O coração acelerava e o sangue corria rapidamente pelas artérias, pois, a ansiedade de me tornar adulto, era descontrolada, que tudo que eu quisesse na altura, que o tempo passasse como uma flecha e que chegasse a almejada maioridade.
Não sabia o que me esperava, julgando que fosse melhor que a infância, onde com 10kz, poderia assistir a um filme, nas casas de vídeos existentes no interior dos bairros, na época; ou comprar um biscoito ou até mesmo chupar um picolé. 
Inocente, lá fui eu, pedindo ao "Ngana", que me concedesse mais anos de vida, para lá chegar.
O tempo passou e as "vírgulas" começaram a aparecer. Tudo que eu mais desejei, se tornou em tudo que mais detesto: ser adulto. 
Ninguém me alertou, que em detrimento da diversão, que seria a maioridade, viria também várias responsabilidades, das quais, levaria a minha infância, envelhecesse o corpo e consequente, problemas de hipertensão.
Após a maioridade, tudo se tornou mais difícil. O 1+1=2, se transformou em 1+3a=5b. 
O ensino superior transformado em um combate de UFC, no qual, a universidade lhe golpea com uma cabeçada e, tens de responder com um "morote", para ultrapassa-la.
 Adiante, à procura pelo emprego, que te deixa completamente desgastado que, até aparecer, já esqueceste todo conteúdo recebido na academia. E isto não é tudo! Tudo ficou caro, que o salário, na maior parte, cobre apenas o transporte e pequenos mantimentos para sobreviver, que senão fizer um "kilape", não terás o que comer para o resto do mês.Ah! Como fui enganado pelo tempo…

O que parecia ser divertido, virou uma dor de cabeça diária.

Como adulto, tens de pensar na apresentação, alambamento, casamento e sustento da família. É muita responsabilidade para aguentar sadiamente. 
Tanta, que muitos preferem não crescer e viver na "disbunda", esbaldando-se, de tudo que interfere na sua "vida louca", que na banda alguns chegam a chamar de "mais velho aguado".
Diferente do outrora, as mulheres ficaram mais exigentes e expendidas, que, quase tudo deve ser provido pelo homem, mesmo que sejam básicas: as unhas, roupa, cabelo, telefone e outros. E sinceramente, isso dá cabo da saúde mental, ainda mais, num país onde tudo fica mais caro a cada dia, com governantes que, nada fazem a favor da nação.
Confesso, que fui enganado pelo tempo. Queria eu voltar a ser criança, que ria de tudo e corria em tudo que é canto, para brincar.

Hoje percebo,  o porquê das variadas noites que encontrava o meu pai no quintal, com a mão na bochecha. Era muita responsabilidade, que a cabeça já estava a pesar. 

Sete filhos para sustentar, mulher e outros familiares, a par de seus objectivos pessoais. 
O velho abdicou de sua juventude e vaidade, para carregar às costas, a responsabilidade de ser o chefe da família.E se o país ajudasse? 
Não teríamos vários homens tirando a própria vida por depressão, fuga à paternidade, elevada taxa de desemprego, criminalidade e prostituição; todos males causados pela ganância e falta de compromisso dos governantes com o povo.
Queria eu, voltar a infância, onde os meios de comunicação social, ainda desempenhavam, mesmo que por percentagens mínimas, o papel de informar, formar e entreter; onde as igrejas, auxiliavam na formação da persona; onde os médicos eram mais humanistas e, levavam à peito, o juramento de salvar vidas; onde os professores, nem se quer, pensavam em trocar notas por valores monetários e, muito menos, namorar com as alunas. 
Ah! Como fui enganado pelo tempo. Queria eu voltar no tempo, onde os palancas negras, quer seja no futebol ou no basquetebol, nos davam a mais pura felicidade, mesmo com as queixas de pouco investimento no sector…
A vida adulta é cheia de responsabilidades, que nem todos têm a capacidade de aguentar. 
Não me lembro de uma época melhor que a infância, mesmo que lembre o meu pai dizendo que, em "1975 foi pior".
 A guerra civil, deturpou o país e, obrigou de certa forma, nossos pais se tornarem adultos, antes mesmo da idade. 
Porém, no meu tempo, tudo parece mais difícil, o dinheiro virou o epicentro de vários problemas que, sem ele, não se faz absolutamente nada.Ah! Como fui enganado pelo tempo. 
Queria eu, voltar a ser criança e comprar o meu gelado, banana ou ovo fervido com gindungo, com apenas dez kwanzas (10 kz). 
Assistir a um filme, no bairro e jogar futebol o dia todo, sem ter que sustentar ninguém, mesmo sem emprego.Tudo que eu mais desejei, se tornou em tudo que mais detesto: ser adulto…






Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...