Por: Leal Mundunde
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA
O Novo calendário escolar em Angola prevê que as aulas, passarão a decorrer no período de Setembro a Julho do ano seguinte, em todos os sistemas de ensino.
A medida foi tornada pública, esta quarta-feira, no final da nona sessão ordinária do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
De acordo ao comunicado a que o Portal Mundunde Online Angola teve acesso, excepcionalmente em função da Pandemia da Covid-19, que afecta o mundo, o reinício das aulas de forma gradual está prevista para segunda-feira.
Recordar que a 10 de Maio deste ano, divulgamos neste portal, o posicionamento do Pedagogo Adolfo Dos Santos Fernandes, que exortava as autoridades angolanas aproveitarem a situação provocada pela pandemia da Covid-19, para ajustarem o calendário académico com o da UNESCO.
Nesta conformidade, o Pedagogo apresentava a proposta , do ano lectivo começar em Setembro e com o término previsto para Junho do ano a seguir , "tal como a maioria dos países do Universo seguem".
Anulação deste "ano lectivo ou considerar o ano lectivo 2020/2021 e que fique assim para sempre", defendeu na ocasião a nossa fonte.
Adolfo Dos Santos Fernandes afirmava que deve-se ter coragem para reconhecer que, com esta alteração, certos constrangimentos poderiam ser evitados, a pesar de compreender que a mudança poderá alterar "muita coisa na vida das pessoas, mais será a melhor opção de momento atendendo a situação que nos encontramos face ao Covid 19".
Em Angola o ano lectivo decorria no período de Fevereiro a Dezembro, para o Ensino Geral e para o Ensino Universitário de Março a Dezembro.
Nesta senda, o também docente garantiu que em função da presente conjuntura, provocada pela pandemia da Covid-19, "é visível que não será possível cumprir com os objectivos deste ano Lectivo, caso contrário estaríamos a mutilar uma sociedade".
O Portal Mundunde Online Angola efectuou uma outra reportagem que divulgamos a 14 de Maio ,na qual a professora do ensino primário Maria Filipe disse ser positiva a proposta do Pedagogo, "até porque nos anos anteriores ou seja nos anos 80 os estudantes estudavam de Setembro a Junho".
A 22 de Maio deste ano, o Portal Mundunde Online Angola tornou pública outra reportagem,onde o Secretariado Nacional do SINPROF, sugeriu o mesmo modelo, tal como já vigorou em Angola e ocorre em vários países a nível mundial, "não obstante termos uniformizado o nosso ao modelo da SADC".
"Diferentemente do que se observa em outras partes do mundo onde o surto da Covid-19 está em sentido descendente, em Angola estamos em sentido ascendente da doença e não sabemos como ela vai se comportar nos dias que se seguem", lia-se no comunicado sobre a contribuição deste sindicato para o reinício das aulas no país.
Tendo em conta a esta realidade, o Sindicato dos Professores ponderava o reinício das aulas, por considerar que a possibilidade de ocontecer a contaminação comunitária desta pandemia ser maior.
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA:. UM ANO DE EXISTÊNCIA
Comentários
Enviar um comentário