Por:Adolfo Guerra (O cidadão)
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA
Na comunidade
O prometido é devido, já chegamos para a reflexão última do mês de Agosto depois de já o ter feito no início,mês este de duas figuras indiscutível da História angolana ,Jonas Malheiros Savimbi combatente e presidente e fundador de um dos três partidos UNITA que lutaram para a independência do país conquistada a 11 de Novembro de 1975,em se vai cebrar a 11 de Novembro 45 de parcial independência de Angola) e de José Eduardo dos Santos segundo presidente do MPLA e da República e conhecido também como o percursor da paz também parcial do país, ambos nasceram em Agosto, o primeiro 3(Savimbi de feliz memória) e o outro a 28 (Zé-Du).
Um mês também que lamentavelmente a cultura angolana e do mundo ficou de luto com duas das figuras emblemáticas do musicol angolano ,tratam -se de Walder Bastos (falecido e sepultado em Portugal ) e de Carlos Burity ( Em Luanda-Angola),da diplomacia, do governo do actro actor de cinema conhecido por "Wacanda" do filme pantera Negra,este último falecido no sábado com 43 anos de idade vítima de cancro,a todos paz as suas almas (vão os homens e ficam o legado).
Para esta última reflexão do mês trago para junto refletirmos sobre o "O papel ou a posição dos Cristãos (chamados sal da terra e luz do mundo) diante das vicissitudes e injustiças do irmão".
Começo a reflexão expirando-me nas figuras bíblicas.
A Igreja Católica Romana celebrou ontem o XXII (Vigésimo o segundo) Domingo do tempo comum do ciclo A ,e a liturgia (sermão) ficou virada aos livros do profeta Jeremias (Jr.20,7-9:Seduzistes;que diante das ameaças da classe dominante não se calou);
O salmo 62(63) ,exaltava a sede que a alma do cristão deve ter ou sentir,a de Deus para continuar a denunciar as injustiças;
A carta de Paulo aos Romanos, dirigie-se a entregarem-se como sacrifício vivo Santo e agradável a Deus (Rm.12,1-2);
E o Evangelista Mateus que trás um diálogo virada a preparação para se entregar à cruz um cenário que Pedro não concorda e Jesus diz" quem quiser segui-lo renuncie a si mesmo e carregando sua cruz o seguissem, pois acrescenta Jesus "Quem quiser salvar a sua vida a de perde-la ,mas quem perder a sua vida por causa dele(Jesus) ,há de encontra-la,(Mt.16,21-27).
Mais antes com atenção eis a REFLEXÃO bíblica:
«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo.»Seduziste-me, Senhor.
O profeta Jeremias, seduzido pelo amor divino, colocou a sua vida ao serviço do Senhor.
Enfrentou a classe dominante, que não aceitava a sua mensagem, muito dura, porque anunciava a destruição e a ruína de Jerusalém.
A sua pregação tornou-se motivo de insulto e zombaria.
Não se calou.Continuou a falar em nome de Deus. Deixou-se consumir pelo fogo ardente, comprimido nos seus ossos: “Vós me seduzistes, Senhor e eu deixei-me seduzir.” Quem sentiu o chamamento divino guarda sempre dentro de si a força e a confiança que vem de Deus.
Eis o que o próprio profeta escreveu, recordando a sua vocação: “Eu te escolhi, Eu te consagrei e te constitui profeta entre as nações.Eu ponho as minhas palavras na tua boca.
Dou-te poder sobre os povos e reinos para arrancar e demolir, para arruinar e destruir, para edificar e plantar.
Eu estou contigo para te salvar.” (Cf Jer 1, 4-10.19)«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo.»
No Domingo passado, S. Pedro fez uma profissão de fé em Jesus, afirmando: “Senhor, Vós sois o Messias, o Filho de Deus.” Foi sobre esta fé que Jesus edificou a Sua Igreja.
Neste Domingo, Jesus revela aos discípulos a sua missão de Messias salvador, mas como “Servo sofredor”.Jesus identifica-se com o Servo de Deus anunciado pelo profeta Isaías.
Jesus vai carregar sobre si as culpas da humanidade.
Dentro de pouco tempo, em Jerusalém, Jesus vai percorrer o caminho do Calvário. A salvação virá através da Cruz. Depois da morte, virá a ressurreição. Deu-nos o exemplo, para que possamos levar a cruz todos os dias.
"A alegria da Ressurreição é consequência da Cruz. O caminho da nossa santificação pessoal passa, quotidianamente pela cruz.
Jesus ajuda-nos e com Ele não há lugar para a tristeza. Com a alma trespassada de alegria, nenhum dia sem cruz.”Aceitemos todas as palavras de Jesus e não apenas as que nos agradam.
Sigamos Jesus, carregando a cruz, cumprindo a missão de Servo de Deus e dos homens.
Os amigos de Jesus seguem os seus passos, aceitam o seu convite: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo.» Deus deu-nos a vida não para a guardar, mas para a perder. Amar é esquecer-se de si mesmo para nos darmos aos outros. Renunciar à própria vida, neste mundo, é condição indispensável para a gozar em plenitude, na eternidade: “Quem perder a vida por minha causa há-de encontrá-la.
Na glória de meu Pai, Eu retribuirei a cada um, segundo o seu modo de proceder.”Jesus revela-nos o sentido autêntico do seu messianismo e da sua filiação divina que não passa pelo triunfo humano, mas pela Paixão e morte de cruz.Acreditamos que Jesus é o “Messias, o Filho de Deus” e desejamos participar da Sua glória. O discípulo não é mais do que o Mestre.Quem quiser ser discípulo de Jesus, terá de renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz, todos os dias.
Quem, por amor a Jesus, perder a vida neste mundo, ganhará a vida eterna, na glória de Deus Pai.
Tomemos a decisão de seguir Jesus. “Troquemos o instante pelo eterno, sigamos o caminho de Jesus. a primavera vem depois do inverno.
A alegria vem depois da Cruz.”
Fim da reflexão....
Se o Cristão é a luz e o sal da terra tem estado a fazer para denunciar e anunciar as injustiças do seu próximo?
Temos em particular em Angola denunciadores a exemplo de Jeremias?
Quantos nossos irmãos passam fome e os chefes roubam e nós vimos por não ser comprometido com o irmão nos calamos?
Quantas vezes expulsou um irmão na tua porta quanto só queria um copo com água?
Nós os dias está na Igreja na primeira cadeira e oferta milhões na Igreja.
Quantas vezes fostes motivos de escândalo ,quando no domingo fostes animar,ler,dar catequese ou acolitar?
Quantas vezes sacrificou a vida do irmão para subires de cargo?
Não és de Cristo, o de Cristo é sal e luz deste mundo.
O de Cristo denúncia as injustiças e vai até ao fim não nome do partido ou para o favorecimento pessoal (subir de cargo) mais para o irmão.
O Cristão vai até as últimas consequências porque está comprometido com a missão de Cristo,carrega a Cristo da justiça, da paz e da concórdia.
Precisamos perder esta vida em nome de Jesus para ganharmos a outra na plenitude.
Os nossos chefes são iguais a da classe alta do tempo de Jeremias,São Pedro,Jesus, João Baptista, e outros que na missão de serem denunciadores perderam suas vidas.
Jesus é a solução, cantam o grupo peregrinos da Fé da Diocese de Menongue, por isso deve o Cristão confiar nele e ter coragem.
Todos os dias escuta-se desvio do erário, do PIIM,do Kwenda, do OGE,do Combate à Covid-19 e muito mais nada de faz, não se podem calar o Senhor está convosco.
Que o Setembro que é tambem conhecido como o mês da bíblia ,seja a fortaleza e o amigo de cada dia.
Tiremos cinco minuto por dia para lermos um trecho bíblico.
Que Deus abençoe todas as famílias que por egoísmo de outrem passam necessidades e para os denunciadores dos males continuem fortes.
PUBLICIDADE
Bom clima Ld
promoção da semana
Reparação de arca, geleira, bebedor e ar condicionado
Obs: o nosso diagnostico e gratuito e a nossa Manuntenção de ar condicionado esta a custa 4000kz .
Aproveite ja as nossas promoções ligando para o : 943488484 e 943603113
Comentários
Enviar um comentário