Avançar para o conteúdo principal

AFRICANAS: UM AZAR, UMA SORTE

Por Josimar Agostinho Onjango
Opinião

Parece ser consensual a ideia segundo a qual, nós somos o futuro da Humanidade. De facto, olhando para a forma como o mundo caminha, ou seja, se desencaminha, podemos concordar, somos o futuro do que hoje se chama Civilização Humana. Se somos a esperança da humanidade é por certas razões. No sentido positivo, o que faz sermos o futuro da espécie humana tem que ver mais com os valores culturais não tanto com as riquezas naturais, porque recursos os outros também têm e são finitos. A identidade, o que faz ser o que somos, é o nosso forte. Temos princípios de vida que os outros também tinham, de alguma forma, mas eles abandonaram, substituindo-os por novos modos de pensar que negam até a realidade mais objectiva e afrontam drasticamente a essência do ser humano. O que faz sermos o futuro da Humanidade tem que ver com a ainda não proliferação, entre nós, dos males morais que infermam o Ocidente.

A Europa, embora se apresente como moderna ou evoluída, aquilo, está em crise, que pode acabar tarde ou cedo no desmembramento de todos os países membros da chamada União, a Inglaterra já se retirou, a Polónia e a Hungria dão sinais de que farão o mesmo. Alguns entendem que é apenas por motivos económicos, eu não. Os Estados que ainda fazem parte acusam os países que estão a sair de estarem a trair os valores da Comunidade, mas quem olha com atenção vê que o que está a a acontecer, na verdade, é uma desfiguração da Europa por culpa da adopção de contra-valores e ideologias, exemplo o comunismo e a sua nova configuração, que não estão na fundação da Comunidade. Deste modo, a questão não é apenas financeira, tem que ver com a alma de todo um Continente. 

É inegável que os valores que contribuíram para a construção da alma do igualmente chamado Continente Velho são: Filosofia Grega ( cada vez mais defende-se a sua origem africana), Direito Romano e a Religião Judaico-Cristã. Esses pilares da formação da Europa vêm sido negados combatidos e substituídos, ao longo do tempo, agora mais efusivamente, por desvalores,  próprios do que hoje é chamada de Ideologia de Género mesclado com cultura da morte e o ateísmo militante. 

Em meio a esse mundo caótico que é, no fundo, por causa do abandono dos valores espirituais. A Igreja também olha para África como a esperança.

Aquelas ideias que estão a desestabilizar a Europa, o Ocidente de forma geral, infelizmente, estão a chegar cá por meio dos próprios africanos com os dinheiros e outros apoios de lá. 

Porquê falar disso no dia da mulher africana? Primeiro porque as mulheres também são seres humanos e não podem ser impedidas de contribuírem para o bem comum. Segundo porque a mulher africana tem estado presente nesse imbróglio. O problema é que umas defendem aqueles contra-valores que vão sendo disseminados no Ocidente e outras, para a nossa alegria, buscam os nossos valores identitários baseados nos valores absolutos, também chamados autênticos. Trago duas mulheres para apresentar essas duas correntes. Uma representa um azar, outra uma sorte.

A primeira, na vertente do azar, é Sizaltina Cutaia, angolana, já foi Coordenadora da Onjango Feminista, agora Coordena a Open Society África Austral. Sizaltina Cutaia fez parte da organização da marcha que pediu a legalização do aborto. Essa Open Society apoia os contra-valores, aborto, união homossexual, que tomam cada vez mais lugar no Ocidente. Aqui, em Angola, a Open Society também patrocina as ONGs que apoiam a legalização do aborto e a união homossexual, desde a Omunga à Assoge. Sizaltina, eventualmente, acredita amar África, mas aceita e promove elementos culturais torpes que violam a vida, enquanto a vida é sagrada em África. Ao defender a cultura da morte, torna-se instrumento, ignorante ou avisada, de uma nova colonização, apoiada por órgãos internacionais.

A segunda, na vertente da sorte, é Obianuju Ekeocha, jovem cristã, cientista biomédica, nigeriana, está na luta contra o aborto, grande defensora da vida. Fundou a organização Culture of Life Africa. Que pode ser traduzido como: Cultura da Vida África. Em Conferências, palestras, entrevistas documentos ela defende a vida e os nossos valores culturais africanos positivos. Obianuju defende em alto e bom som o que já ninguém mais quer defender, valor da vida, valor da família, valor da tradição, valor da verdade.

Eis duas mulheres africanas. Não necessitamos fazer muitas contas. Com Sizaltina estamos azarados, contribui e continuará a trazer os males do Ocidente para aqui; com Sizaltina a Europa, e não só, não terá nada a aprender connosco, porque o que ela defende o Ocidente já vive e está a dar para o torto nas suas terras. Não é apenas triste ver uma mulher defender o assassinato de um ser humano ainda mais indefes, é repugnante pois toda mulher é mãe em potência, assim como todo o homem é pai em potência. Com Obianuju temos sorte, ela traz uma esperança, ela traz uma motivação de que precisamos continuar a defender os nossos valores identitários, assim continuaremos a ser o futuro da Humanidade. Com Obianuju, o mundo olhará para a nossa identidade e desta vez aprenderá connosco.

Sabemos que não se pode legalizar o mal. Sabemos que o mal deve ser combatido, não promovido. Sabemos que a cultura da morte, a ideologia do género, o ateísmo militante, nada disso faz parte da nossa Cultura Africana. Sabemos que nada disso gera desenvolvimento, gera, pelo contrário, morte. Mulheres africanas, busquem os valores da vida! Mulheres africanas, busquem os valores espirituais! Mulheres africanas, nem tudo que vem de fora é bom! Obianuju é uma sorte de mulher! Por mais mulheres como Obianuju, ela não é apenas um orgulho para África é, igualmente, para a Humanidade!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...