Avançar para o conteúdo principal

O CASO FILIPE VIDAL: QUANDO A EMOÇÃO FALA MAIS ALTO QUE A CIÊNCIA

JOSIMAR AGOSTINHO ONJANGO
Por: Josimar Agostinho Onjango
Opinião

Estava assistir, ao programa Mata-bicho do canal 2. Às quartas-feiras há uma rubrica, Agenda Africana. No estúdio, com o apresentador, estava um professor, seu nome, Dembele Silva e, ao telemóvel, o famoso Filipe Vidal. A temática era relacionada à Kimpa Vita.

Num dado momento, os dois convidados afirmaram que Kimpa Vita não era cristã, muito menos católica. O Jornalista perguntou: como pode ela não ter sido cristã e ao mesmo tempo considerar-se inspirada por Santo António?

O professor olhou no livro que tinha em frente, parece de sua autoria, disse que ela era de uma religião africana.

O Filipe Vidal, ao telefone, citou um autor africano, afirmou que a História precisa ser escrita por nós africanos, afirmou que aquilo é a mentalidade do europeu que escreveu que ela foi cristã.

Quanto a sermos nós africanos a escrevermos a nossa história concordo com Vidal, mas negar a História só porque foi escrita por um europeu, nessa parte não tenho como concordar com Filipe Vidal. Também inventar uma história que me agrade e agrade aos meus, isso também não tenho como anuir.

Além disso, algo não bate certo, no que defendeu Filipe Vidal, então se a história que temos é essa que os Europeus escreveram e narra, dentre outras coisas, que Vita foi lançada na fogueira, então só devo considerar a parte que diz que ela foi lançada no fogo, a parte que diz que ela foi cristã não devo aceitar, é isso? Assim não posso questionar essa história: como realmente aconteceu, quem queimou, quem assistiu ao acto, quem era ela. A ideia é escolher o que me convém na História de África e o que não me interessa dizer que foi o pensamento cristão colonizador do catolicismo? E o Filipe Vidal é professor de História, com cada vez mais seguidores.

Outra incongruência, o professor, em estúdio disse que Kimpa Vita, profetizou que mandaria outros profetas para continuarem a sua luta e que esses profetas, surgiriam 200 anos depois da sua morte. Tanto ele, o professor em estúdio quanto o professor ao telefone atestaram que esses profetas eram Simão Toco e Simão Kimbango. E adivinhem vocês! Tanto Toco como Kimbango, os dois, eram cristãos. Então se Kimpa Vita não era cristã, como enviou dois profetas, precisamente, cristãos. Isso não bate certo. Essa história de Kimpa Vita não ter sido cristã, desses dois professores Universitários, está muito mal contada.

Será que dói saber que ela foi cristã. Talvez doa, mas estamos no campo da Ciência. E que mal haveria em Kimpa Vita ter sido cristã? Kimpa Vita foi cristã (cfr. Thorton 2004, Jardim 1961, Filesi 1971). Não tenho em mente Kizerbo ou Diop negarem a informação de Kimpa Vita ter sido cristã.
Ela não foi a única cristã. Rainha Ginga a Mbande foi cristã e católica, casou e tudo na Igreja católica. Steve Biko, grande africanista na luta contra o Apartheid, na África do Sul, foi cristão católico. 
Leopold Sedar Senghor, um dos fundadores da Negritude, quando já adulto, foi cristão católico. Mesmo Kwame Nkrumah foi católico. Julius Kambarage Nyerere, um dos fundadores da União Africana, Pai da Independência da Tanzânia, foi cristão católico, provavelmente vai ser canonizado pela Igreja, será santo. E o mais difícil para os dois professores deve ser perceber que as próprias pessoas que eles admiram foram cristãos.

A História não se apaga, não depende desse ou daquele historiador. Se o sentimento que o historiador tem do Cristianismo é de ódio, eu considero que é contra-producente, além disso ao fazermos ciência, sentimentalismos influenciam negativamente sobre o resultado das pesquisas.
A História não pode ser re-criada por Vidal nem por Dembele nem por mim. Como eles, muitos, como uns ditos afrocratas, estão aqui a tentar construir uma nova narrativa da História de África.

E o mais grave é que muitos angolanos e angolanas ouvem pela primeira vez Filipe Vidal a falar e pensam que tudo o que ele diz tem fundamento científico.

Os dois professores deveriam retratar-se publicamente. Corremos o grave risco de sermos todos enganados por indivíduos que em vez de fazerem ciência, metem os Diplomas e Certificados de lado, apelam à emoção e tentam fazer todo um (quase) País de distraídos.

O mais difícil para os dois professores deve ser perceber que o Cristianismo e as próprias pessoas que eles admiram sendo cristãs contribuíram para as emancipações e as Independências africanas. 

Entendo que na vida, por motivos vários, podemos passar a ter um posicionamento firme, até certo ponto entende-se, mas esses entendimentos firmes não devem ser aceites cega nem emocionalmente,precisam ser passíveis de reflexões e constantes enriquecimentos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...