Avançar para o conteúdo principal

SOBRE A PRESENÇA CHINESA EM ÁFRICA NA VISÃO DE PLO LUMUMBA

Por: Josimar Agostinho Onjango
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA
Josimar Agostinho Onjango

O presente texto é uma singela soma de citações de Plo Lumumba, traduzidas, relacionadas aos contornos do binómio da relação China-África. Os contributos são apresentados de forma cronológica, sendo o primeiro extraido da Conferência Tiro Memorial Lecture, em 2017, o segundo da grande actividade The Ruforum 15th AGM, ocorrido em 2019, e o último do simpósio Social Economic Growth In Rural Enviroment do ano 2020. As matérias-primas foram vídeos de Plo Lumumba disponíveis nas plataformas de internet.

Patrick Loch Otieno Lumumba, Plo Lumumba como é conhecido, é queniano, Juiz, Acadêmico, com várias graduações em Direito e Literatura, com regularidade dá conferências, um pouco por todo o Mundo, com temas vários, principalmente atinentes ao Continente africano, sendo considerado por nós, o pan-africanista vivo.

Conferência Tiro Memorial Lecture
Em 2017, na África do Sul, Plo Lumumba foi um dos convidados da Conferência Tiro Memorial Lecture, uma actividade periódica que homenageia o grande líder juvenil na luta contra o apartheid Abram Onkgopotse Tiro, na mesma, o Professor não deixou de falar da China, nos seguintes termos “nós podemos dar as boas-vindas aos chineses, em África, mas devemos pará-la de invadirem os nosso recursos”. Era uma chamada de atenção ao que recebeu da audiência uma grande ovação.

The Ruforum 15th AGM
Dois anos depois, em 2019, no Gana, numa Conferência sobre Agricultura, The Ruforum 15th AGM, começou por explanar que “a China é um país muito interessante com quem temos muito por aprender”, mas voltou a alertar que “é também um perigo para o Continente, se não formos cautelosos. Sobre a aprendizagem, “a coisa a aprender com a China é que eles sabem o que querem, penso que  a primeira coisa a fazer é saber o que queres”. Ainda sobre este particular, Plo Lumumba, exemplificou que “estava a ver o canal CGTN e ouvia seiscentos delegados reunidos no país de Xi Jinping pensando como eles se relacionariam com África e o Mundo dali até 100 anos, as pessoas que estavam ali não estarão vivas”. De seguida apresentou a realidade africana onde “em muitos países africanos se pedires para pensarem no amanhã, o que vai acontecer, eles dizem: só Deus sabe”. Podemos notar que as perspectivas para com África são a longo prazo, longo de mais. O que aconteceria se o que eles querem for acordado  sem vantagens reais para nós, o que nos aconteceria neste longo prazo? Sobre a despreocupação, não responsável, com o novo dia quantos de nós não vivenciamos situações como essas?

Na mesma ocasião Plo Lumumba avisou sobre o modus operandi do gigante asiático para com o continente Berço da Humanidade, Lumumba questiona “que Universidade não tem um Centro Confúcio?” continuou “porquê que os chineses têm um Centro Confúcio? Porque a mente é o suporte do homem. Assim que influencias a mente, podes predizer o que o homem pode fazer” destaca igualmente: “nos próximos anos os telemóveis usados por vós serão chineses Tecno, Infinits e Huawei. Nenhum país africano produz telemóvel, apenas o Ruanda que está a começar a montar alguns”. Avançou ainda o Professor “se nós não tomarmos cuidado, nos próximos 25 anos todos nós estaremos a falar mandarim”.

Ainda no seu país de nascença, Plo Lumumba, fez saber que “os chineses não estão aqui para fazer caridade, eles estão aqui para negócios”. Atestou o Professor “África pode beneficiar-se da China, África pode ser a próxima Indústria do Mundo, mas isso não vai acontecer por si, algo precisa ser bem feito”. Claramente é apresentado a potencialidade de África, mas vislumbram-se igualmente sombras, se não sabermos negociar.

Social Economic Growth In Rural Enviroment
No presente ano, 2020, na cidade de Cape Town, na África do Sul, no Social Economic Growth In Rural Enviroment, Plo Lumumba tocou na questão do tipo de relação entre as chamadas lideranças africanas no contactos com os homólogos chineses e os interesses por trás “África é tão atractiva que os líderes chineses chamam africanos para Beijing todos os anos, os 54, são chamados para Beijing. E eles dizem que é desta forma que a China vai trabalhar para o benefício de África”, continuou o Professor “eu me recuso a acreditar nisso. Deve haver alguma coisa que está a ser feita para o benefício de Beijing”, prosseguiu Plo Lumumba, “porque se eu fosse chinês faria algo que estivesse no meu melhor interesse, não no melhor interesse de África”. Há um grande interesse da China por África, isso pode explicar os constantes convites vindos de lá, isso nos leva a questionar se os do Poder em África têm buscado o melhor para nós, africanos, ou continuamos a pagar caro por decisões questionáveis dos chamados líderes africanos.

Ainda na sua abordagem, em terras do africanista Steve Biko, Plo Lumumba destacou os aspectos que facilitam o gigante asiático, ao dizer, “quando falo da desunião em africana, China recusa-se a sair da minha mente e espero estar errado, mas os chineses sabem que no nosso estado de desunião podemos ser manipulados e eles estão no processo de nos manipularem”. Este, o da desunião africana, é um factor flagrante.

Na ocasião o Professor apresentou sinais melindrosos da expansão chinesa em África quando apresentou dados de que “hoje não existe nenhum país africano onde os chineses não tenham construído um Estádio, eles acham que nós gostamos de Estádios, não existe sequer um país africano onde não tenham construído uma estrada”. Plo Lumumba foca do mesmo modo a questão da qualidade do que vem da china, segundo o Professor “os chineses são capazes de disponibilizar três tipos de qualidade das coisas que eles fazem” de seguida apresentou os tipos onde a “qualidade número um, eles levam para os E.U.A e Europa, qualidade número dois, eles levam para os seus países irmãos incluindo a índia, qualidade número três, que está muito abaixo eles despejam em África. E África consome com muito gosto”. Remata, no momento, “por causa da nossa desunião não conseguimos falar com uma só voz”. Acaba por já fazer parte do senso comum que quando somos unidos, então somos mais fortes.

Plo Lumumba falou, igualmente, da justeza nas negociações entre países africanos e a China, nos seguintes termos: quando o presidente ganense, a quem eu muito respeito, é convidado para Beijing para negociar, quando eu digo o Presidente do Gana poderia ser o beninense, para negociar com Beijing em bases bilaterais e quando eles convidam os líderes africanos, eles saúdam com 21 salva de tiros para que eles pensem que são iguais, mas o PIB do Gana é possivelmente um 1/3 do PIB da cidade de Beijing. Diz também que “a Economia de África é um Mick Mouse que não consegue competir e por sermos desunidos somos incapazes de nos movermos como uma união”. De modo algum podem ser usadas leis ditas iguais, para as partes, quando elas têm graves diferenças entre si.

União é a saída, apontou Plo Lumuba, numa Conferência sobre os Minerais na Tanzânia, em Fevereiro de 2020. Existe a necessidade de se começarem a criar leis regionais para saberem lidar com as potências ocidentais, visto que quando eles negoceiam com base em legislações particulares acabam eles por tirarem mais vantagens e decidem quando querem partirem para outro país africano quando notam que as leis daquele país já não lhes favorece, então leis regionais criariam um melhor ambiente de negócios para África com mais benefícios sendo que teremos uma só voz. União, primeiro, a nível regional e, depois, continental. É um caminho que depende do despertar de mentes, principalmente das lideranças, de uma nova mentalidade e de coragem para começar a agir diferente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...