Ministra da Saúde de Angola |
Por: Leal Mundunde
PORTAL MUNDUNDE ONLINE ANGOLA
A ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta negou este domingo, que o executivo esteja a ocultar os reais dados sobre a Covid-19, numa altura em que o país regista mais oito casos desta pandemia, nas últimas 24 horas.
A Porta-voz da Comissão Multi-Sectorial de prevenção e combate a Covid-19, culpabilizou na ocasião alguns cidadãos pela existência de casos de transmissão local no país, por não terem cumprido na íntegra a quarentena.
A governante negou as informações postas a circular, que o executivo liderado por João Lourenço, esteja a ocultar os verdadeiros dados desta doença.
Na habitual Conferência de Imprensa, sobre actualização dos dados relacionados a Covid-19, o representante interino da OMS no país, Javier Aramburu afirmou que o Angola faz parte desde a semana passada, na lista de um grupo de oito Estados, seleccionados por esta organização para passar experiência sobre o êxito do país no combate a esta pandemia, tendo em conta aos números registados de contaminação.
Estes países segundo Javier Aramburu vão receber formação complementar em torno desta patologia e esclareceu que não tem havido falsificação dos dados sobre esta doença, por parte de Angola.
Por outro lado, Silvia Lutucuta reforçou que o executivo não pretende que haja aumento dos casos da Covid-19. Nesta senda, segundo a ministra, têm estado a informar sempre a população com verdade.
A ministra da Saúde que falou este domingo em conferência de Imprensa, revelou que o país contabilizou até ao momento 69 casos desta pandemia, dos quais quatro óbitos, 41 casos de transmissão local, 18 recuperados e 47 activos.
Destes oitos casos identificados nas últimas 24 horas, sete foram registados na cerca sanitária do Futungo e um de uma clínica privada, cujo cidadão partilhava a mesma enfermaria com o paciente infectado do caso 50, falecido aos 82 anos de idade.
Comentários
Enviar um comentário