OPINIÃO
Por: Adolfo dos Santos Fernandes(Pedagogo e Jurista)
#Portal Mundunde Online Angola
A Alteração do calendário é Urgente por vários factores.
Atendendo as consequências causadas pela pandemia da Covid 19 ou que ainda poderá vir a causar em todas as Sociedades principalmente em Angola e para tal irá afectar direitamente o Sistema económico, social, político, cultural, familiar e acadêmico, devemos aceitar e reconhecer que enfrentaremos uma nova dinâmica Mundial que poderá exigir uma outra Postura dos Governos e dos cidadãos.
Com estas alterações das Dinâmicas das Sociedades devemos começar a pensar na possível alteração em todos os sentidos. Mais a visão hoje é um olhar na alteração do calendário Escolar, sabemos nós que as aulas em Angola têm inicio em Fevereiro e termino em Dezembro isto para o Ensino Geral e para o Ensino Universitário inicia em Março e termina em Dezembro, havendo o momento que estamos a viver é visível que não será possível cumprir com os objectivos deste ano Lectivo, caso contrario estaríamos a mutilar uma sociedade.
De todas as Propostas Emanadas pelos Diferentes Sectores que respondem pela educação em Angola acho eu ser muito perigoso olharmos para uma determinada data de reinício das aulas e termino ou mesmo o estender das aulas aos sábados atendendo que ainda estamos a viver as consequências da Covid 19, olhando para esta perspectiva estaremos apenas preocupados com o cumprimento do calendário Escolar e não com o GRAU DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES que é o mais importante.
Com a avaliação do Conselho da Republica da prorrogação do estado de emergência, a Assembleia Nacional recomenda por mais 15 dias, que vai decorrer de 11 até ao dia 24 de Maio, daí que complicará mais ainda o reinício das aulas e o cumprimento dos 10 meses Lectivo.
Para tal na minha Humilde Opinião O Ministério da Educação e do Ensino superior Deveriam Aproveitar Esta Ocasião Para Ajustar o CALENDÁRIO ESCOLAR, com o da UNESCO, em que as aulas começam em Setembro e terminam em Junho, tal como a maioria dos países do Universo seguem.
Poderíamos anular este ano lectivo ou vamos considerar o ano lectivo 2020/2021 e que fique assim para sempre. Devemos ter coragem de reconhecer que com esta alteração poderíamos evitar certos constrangimentos que têm vindo a se levantar pelas medidas adoptadas pelo Executivo em Angola. Sabemos que poderá alterar muita coisa na vida das pessoas, mais será a melhor opção de momento atendendo a situação que nos encontramos face ao Covid 19.
Comentários
Enviar um comentário