Avançar para o conteúdo principal

UM DIA DE VIDA


Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mas um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar-se muito tarde. Também não havia dormido bem. Teve sono agitado, mas logo abandonou a ideia de ficar um pouco mais na cama e levantou, pensando em montes de coisas que precisava de fazer na empresa. 

Lavou o rosto e fez a barba apressadamente. Automaticamente, não prestou atenção no rosto cansado nem nas orelhas escuras resultado das noites mal dormidas. Nem sequer percebeu um aglomerado de pelos teimosos que escaparam da lâmina de barbear. “A vida é uma sequência de dias vazios, que se precisamos preencher” pensou enquanto vestia a roupa. 

Matabichou e saiu resmungando baixinho um “bom dia”, sem convicção. Desprezou os lábios da esposa que se ofereciam para um beijo de despedida. Não notou que os olhos dela ainda guardavam a doçura de mulher apaixonada, mesmo depois de tantos anos de casados. Ele, não entendia porque razão ela queixava-se tanto da sua ausência e, vivia reivindicando para ficarem mais tempos juntos: Ele estava conseguindo manter o elevado padrão de vida familiar? Isto não bastava? Claro que não teve tempo para fazer revisão no carro nem sorrir quando o cachorro alegre abanava o rabo, ligou o carro e acelerou, deixando uma nuvem de fumo branco. Ligou o rádio, que tocava uma canção antiga de Roberto Carlos, “detalhes tão pequenos de nós dois ”. Pensou que não tinha mas tempo para curtir detalhes pequenos da vida. 

Pegou o telefone e ligou para a sua filha, sorriu quando soube que o seu netinho havia dado primeiros passos. Ficou sério quando a filha lembrou-o de que há tempos ele não aparecia para ver o seu neto e convidou-lhe para almoçarem. Ele, lutou bastante: sabia que iria gostar muito de estar com o seu neto, mas não podia naquele dia, dar-se ao luxo de sair da empresa. Agradeceu o convite, mas respondeu que seria impossível: quem sabe no próximo fim-de-semana? Insistiu a mesma, dizendo que sentia muita saudade e que gostaria de poder estar com ele na hora do almoço. Mas ele foi irredutível: realmente, era impossível. 
Chegou à empresa e, mal cumprimentou as pessoas, a agenda estava totalmente lotada e era muito importante começar logo a atender seus compromissos, pois tinha plena convicção de que pessoas de valores não desperdiçam seu tempo com conversas banais. No que seria sua hora do almoço, pediu para a secretária trazes uma sanduíche e um refrigerante. O seu colesterol estava alto. Precisava fazer um check-up, mas isto ficaria para o mês seguinte. Começou a comer enquanto lia alguns papéis que usaria na reunião da tarde. Nem observou que tipo de lanche estava mastigando.

Enquanto engolia, relacionava os telefonemas que deveria com quem estaria na reunião da tarde, sentiu um pouco de tontura, a vista embaçou. 
Lembrou-se do médico advertindo-o, alguns dias antes quando tivera os mesmos sintomas, de que estava na hora de fazer um check-up. Mas ele, logo concluiu que era um mal-estar passageiro. Terminou o almoço, escovou os dentes e voltou para à sua mesa. “a vida continua” pensou: mas papéis para ler, decisão por tomar, compromissos a cumprir. Nem tudo saia como ele almejava. 
Bruscamente, começou a gritar com o gerente, exigindo que este cumprisse o prometido. Afinal, ele estava sendo pressionado pela directoria, tinha de mostrar resultados. Será que o gerente não conseguia entender isso? Saiu para à reunião meio atrasado, não esperou o elevador. 

Desceu as escadas pulando de dois à dois degraus. Parecia que a garagem estava à quilómetros de distancia, encravada no cérebro da terra e, não no subsolo do prédio. Entrou no carro, deu a partida e, quando ia entrar na primeira fileira, sentiu de novo o mal-estar. Agora havia uma dor forte no peito, o ar começou a faltar, a dor foi aumentando, o carro desapareceu e outros carros também, os pilares, as paredes, a porta, a claridade da rua, as luzes do teto, tudo foi sumindo diante dos seus olhos, ao mesmo tempo em que surgiam cenas de um filme que ele conhecia bem. Era como se a videocassete estivesse rolando em câmara lenta. Quadro a quadro. Ele via a esposa, o seu neto, a filha e, uma pois outra todas as pessoas que mas amava. 
Por quê mesmo não tinha ido almoçar com a sua filha e o neto? O que a sua esposa tinha dito à porta de casa quando ele estava saindo de manhã? Por que não foi pescar com os amigos no último feriado? 
A dor no peito persistia, mas agora outra dor começava a perturbá-lo: a dor do arrependimento. Ele não conseguia distinguir qual era a dor mais forte, a do remorso  ou a de sua alma se rasgando. Escutou o barulho de alguma coisa quebrando dentro de seu coração e, de seus olhos escorrendo lágrimas silenciosas. 

Queria viver, queria ter mais uma chance, queria voltar para casa e beijar a esposa, abraçar a sua filha, brincar o sue neto… Queria, queria… mas não deu tempo. 
Como esta a sua vida? Qual o tempo que tem dedicado as coisas pequenas mas importantes da vida?
 Lembre-se, são poucas as pessoas que têm uma segunda e “nova oportunidade” de vida para mudar. Pense nisso! 

______________________________________

MIGUEL JOSÉ TAVARES (Poeta Renascente) 
22h50mn; 31/12/2012

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...