Por: José Quiabolo
Cimeira EUA- África
Cimeira China-África
Cimeira Japão-África
Cimeira Rússia-África
O Continente africano possui os maiores recursos naturais do mundo!! Por isso as recorrentes"ditas" cooperações bilaterais, embrulhadas em papeis de imposições face os interesses dos países desenvolvidos!!
Mas a maioria dos países de África continuam subdesenvolvidos e em vias de desenvolvimento. As oligarquias que se vão criando movidos pela ganância obedecem cegamente orientações do Ocidente e roubam estas riquezas para financiar economias robustas de países super desenvolvimentos que depois de um tempo, decidem financiar ou investir altos valores monetários cuja as origens são provenientes dos recursos naturais extraídos de forma irregular e ilegal no Berço da humanidade.
Por exemplo: Angola exporta Petróleo há muito tempo, mas não tem refinarias ao longos dos quarenta(40) anos. Tem terras aráveis mas vive da importação para se alimentar, ou seja para o povo se alimentar depende dos navios que trazem todo tipo de produtos com destaque para os produtos da Cesta básica( arroz, óleo, massa alimentar, farinha de trigo, leite, feijão etc) ao invés de apostar na agricultura, já investe no Turismo mesmo sem condições estruturais!!
Em uma recente Entrevista a Televisão estatal o Ministro do Comércio Jofre Vandúnem disse que o país ainda não tem reserva alimentar, mas que está disponível valores no BNA para compra imediata de produtos caso haja rotura no stock" frisou aquele responsável. E sobre o escoamento de produtos por parte de alguns produtores locais aquele dirigente mostrou não ter soluções concretas a curto, médio e longo prazo.
Não vou sequer falar da República Democrática do Congo que segundo dados, tem quase trinta recursos naturais e é considerando um dos países mais potentes e por sinal de onde sair os produtos usados para fabricar telemóveis no mundo, só para citar!! O Congo está mergulhado em uma guerra há décadas movidas pelo tribalismo, egoísmo e financiamento de entidades e instituições internacionais!!
Até o cabelo o africano esta a importar para colocar na cabeça!! Francamente!!
Mas num mar infindáveis de aberrações destacam-se alguns génios, cientistas, pesquisadores... que não apoiados em seus países e acabam por imigrar em outras latitudes!
E entre os poucos que se destacam, temos uma maioria que reveste-se numa letargia de exibicionismo, consumismo, guerra, complexo de superioridade e inferioridade, sexo sem compromisso, aculturação etc...
A primavera árabe desconstruiu uma narrativa antigamente imposta pelos europeus que tentam a todo custo separar ou dividir!!
As potências africanas como estão cotadas em desenvolvimento humano?
O sonho dos pan-africanistas está a se concretizar?
A independência dos países africanos foi para permitir funcionar algumas mentes e estar depende da inteligência de uns poucos iluminados?
Que África temos depois mais de meio século de independências?
Que África estamos a desenhar para as gerações vindouras??
Comentários
Enviar um comentário