Avançar para o conteúdo principal

BISPOS ALERTAM QUE ALAMBAMENTO TORNOU-SE EM ALGUNS CASOS NEGÓCIO ENTRE FAMÍLIAS




Por: Leal Mundunde


Os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé(CEAST), dizem estar preocupados com a promoção do casamento precose que se verifica em algumas práticas culturais no país.



Segundo os Bispos que  falaram a imprensa no final da segunda assembleia anual da CEAST no Saurimo, na Lunda Sul, estas práticas estão ligadas "a um certo espírito de consumismo e aproveitamento do outro." “Por exemplo o rito do alambamento em alguns casos tornou-se um negócio entre famílias e um espaço de aproveitamento do outro e do lucro fácil”.


Relativamente a esta preocupação dos Bispos Católicos, entrevistamos alguns cidadãos angolanos que narraram o que têm constactado sobre o rito do alambamento.



No geral os nossos entrevistados reagiram negativamente a forma como muitas famílias realizam este rito que faz parte da cultura angolana e há quem considera positivo.

VISÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O ALAMBAMENTO: DIVERGÊNCIA DE IDEIAS 
O professor de História, Matondo Pedro Komba, disse que em muitas famílias tem verificado atitudes positivas e por parte de outras negativas. "Positivas porque é uma norma cultural que deve ser cumprida, ou seja é o casamento tracional e digo atitudes negativas pois há familias que se aproveitam da situação e cobram coisas que não tem nada a ver com este mesmo ritual. Coisas que até mesmo eles nem conseguem dar ".

Matando Pedro Komba alerta que muitas familias recomendam o cumprimento obrigatório desta prática alegando que pode acontecer situações nefastas aos casais e consequentemente aos seus frutos que são os filhos.

O cidadão Tadeu Mizele afirma que cada grupo étnico te uma forma diferente de realizar este casamento tradicional africano. "Exemplo: o meu grupo étnico ( Bakongu), o alambamento é considerado como casamento propriamente dito com a família e não somente com os noivos. Antes de realização do acto em destaque o noivo recebe uma carta onde contem os bens ou simplesmente produtos que as duas famílias ( família materna e paterna), pedem para o alambamento da filha. A entrega destes bens serão divididos pelas duas famílias acima transcritas".

Relativamente ao que se pede, a nossa fonte afirma que depende muito de casa família pelo que recomenda o cumprimento obrigatório.
Tadeu Mizele vai mais longe ao afirmar que o noivo caso engravidar a sua parceira antes do alambamento, deve pagar uma multa, porque "o camarada não entrou na porta principal, entrou pela janela. Então deve pagar", rematou.
"Hoje o alambamento deixou de ser um rito cultural e transformou-se em comércio", disse Luís Capitão Mor, justificando que ha familias que exageram nos bens materiais que pedem.

" Há muitas irregularidades meu caro, como se tivessem a vender a filha", lamentou Armindo Ngunza.

Tadeu Mizele respondeu que não observa nenhum exagero e exorta que "temos que entender cada família",por terem rituais diferentes e deve ser obedecidos”.
" A cultura deve ser respeitada, foi herdada pelos nossos ancestrais e devem sim dar sequência para não desaparecer. Então só considera exagero quem não quer respeitar a família", desabafou.

Opinião contrária tem o Jornalista Hernani Correia, que considera ctualmente o rito do alambamento no país, estar fora dos padrões normais ditados "pela nossa tradição". 

O Jornalista disse que a aculturação e a ambição financeira de algumas famílias tem descaracterizado o ritual do alambamento em Angola, "de um acto simbólico e união entre duas famílias, agora parece ser um autêntico negócio de compra e venda".

Matando Pedro denuncia a existência cidadãos que pedem terrenos, motor, plasma,arma (caçadeira) e outros bens materiais que considera exagero.

São várias as consequências que o Luís Capitão Mor apresenta para as famílias que supostamente exageram no que se pede para a realização do alambamento. “A Fuga a paternidade pois quando não existe condições de satisfazer o que a família solicita a única solução é não assumir as responsabilidades como pai. Construção de famílias desestruturadas” é outra consequência que o entrevistado do Portal Mundunde Online Angola aponta.

Perante esta conjuntura em que alguns consideram exagerado a forma como se realiza o alambamento em certas famílias angolanas, os cidadãos apelam as familias a preservem o que é cultural e não se deixarem levar pelo modernismo.
Hernani Correia augura por sua vez os parentes reflitem antes de agirem e lembrar "o que está em causa é o futuro dos seus filhos, juntos em defesa da nossa identidade cultural".


Recordar que o rito do alambamento no país foi um dos assuntos refletidos pelos Bispos de Angola e São Tomé e Principe, que estiveram reunidos na segunda assembleia anual na cidade de Saurimo de nove a 14 de Outubro deste ano, onde analisaram a situação da Igreja e os desafios que a sociedade enfrenta.

De acordo a CEAST a prática do alambamente em alguns casos está "aliado a um certo espírito de consumismo e aproveitamento do outro e do lucro fácil.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“ADÃO VUENDA”/ “TI MARTINS” DEIXA TUNEZAS

Por: Redacção Mundunde Online Angola  Depois de 20 anos, o humorista Gilmário Vemba, deixou de ser membro dos “Tunezas”, como fez saber no comunicado a que tivemos acesso, o director do grupo Orlando Rodrigues. “É com muita tristeza que o grupo humorístico angolano os Tuneza comunica aos seus fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que o membro fundador do grupo Gilmario Vemba já não é mais membro do grupo”, avançou. Segundo informações, o humorista conhecido  por “Ti Martins e Adão Vuenda”, resolveu terminar a sua relação com o grupo por não se rever mais nos seus princípios  , pelo que pretende seguir carreira a solo.  E funções desta decisão do humorista, os restantes componentes do grupo, reuniram com o mesmo e em conjunto decidiram  pôr fim a esta relação artística que os unia. Com a saída de Gilmário Vemba, o grupo está constituído por quatro membros : José Chieta (tigre) Orlando  Rodrigues (Orlando) Daniel vilola (C...

Ataque dos EUA mata general iraniano; Teerã promete ‘dura vingança’

Ordem de Trump leva tensão entre EUA e Irã a nível máximo Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, na noite da última quinta-feira, 2. A Casa Branca não deu detalhes de como o ataque foi realizado. Crédito: Presidência do Irã/Fotos Públicas À esq., Hassan Rohani, presidente do Irã, cumprimenta o general Qassem Soleimani, que foi morto em ataque dos EUA A mídia estatal do Iraque relatou nesta sexta-feira, 3, que Soleimani, 62 anos, estava entre as vítimas do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá. Segundo as forças de segurança do Iraque, ao menos nove pessoas morreram no ataque. O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração informando que “sob o comando do presidente [Donald Trump], as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para...

DESTINO:DAPAIXÃO DE CROSS

Título: Destino Gênero: kuduro  Artista: Dapaixão Decross +244 929 727 851 Baixe aqui!

Mundunde Online Angola

Mundunde Online Angola

INTRODUÇÃO À TECNI-FILOSOFIA EMPRESARIAL DE ANGOLA

Por: Msc. Stock Kitang 1.1. História Apesar da Tecni-filosofia ter o seu ápice em 2019, ela é um produto do avançar do crono, mas um crono cuja cronometragem começou essencialmente no ano 2010 em Luanda, por Ubaldo Stock Silva e desenvolvido ao longo dos anos subsequêntes. Assim em jeito de ensaio da implementariedade dos métodos filosóficos, desencadeou-se no mesmo ano uma pesquisa em torno dos hipermercados Kero, que como resultado do D.I exarou-se não exactamente um PIS, mas um projecto propriamente dito denominado Kero Vip. O projecto em causa tinha como finalidade reduzir, ou seja, mitigar certos problemas identificados no sector de atendimentos e vendas. Embora não sendo implementado, pensou-se ser deveras importante para aquela rede comercial. De igual modo no ano seguinte, exarou um projecto televisivo denominado "Estreia" com rubricas como: AngoArtes (Angola e Artes) e AngoLetras (Angola e Letras). Pois, o mesmo envolvia também a música e o cinema, que perfaziam os t...

PROJECTO “KOKUNDIAME” SOLIDÁRIO COM SINISTRADOS

Por: Leal Mundunde                        O s integrantes do Projecto Solidário “KOKUNDIAME”, pretendem proporcionar sopa solidária, nos próximos dias, aos adolescentes e jovens do centro de acolhimento dos Sinistrados, no  Kilamba Kiaxi, em Luanda . Actividade acontece a 18 de Abril, como fez saber o Porta-voz desta organização, Maiomona Paxe. “A ideia é distribuir sopa e se ainda restar uma boa quantidade de donativos, estes serão distribuídos às famílias que lá se encontram”, disse Maiomona Paxe, em declarações ao Portal Mundunde Online Angola. Para além da Sopa Solidária, a organização almeja realizar uma palestra motivacional, animar as pessoas com momentos de música, poesia e outras actividades lúdicas.  Para o êxito desta primeira actividade do Projecto composto por jovens maioritariamente residentes no Kilamba Kaixi, tem sido realizada campanhas de recolha de donativos em alguns pontos de Luanda, com o fim...

Homenagem ao actor e pastor Jó Siqueira

Por:Aline Melo/Brasil  Homenagem ao pastor, diretor, ator e produtor de elenco internacional, no último dia 24 de maio, às 14 HORAS da tarde, no espaço cultural de Angola, dentro do CONSULADO DE ANGOLA, NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. Foi palco de um revestimento espiritual para todos os presentes que estavam em tão ilustre casa, pelas mãos do COMENDADOR BELMONTE, PRESIDENTE DA OCB , ORDEM COMENDADOR BELMONTE, recebeu a MEDALHA DE MÉRITO MANGUXI, OS SEUS PARES QUE TAMBÉM RECEBERAM A GRANDE HONRARIA E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA OCB, FICARAM EXTREMAMENTE EMOCIONADOS E ATÉ O COMENDADOR BELMONTE AFIRMOU QUE ESSE É UM HOMEM QUE PELAS SUAS AÇÕES SOCIAIS E ESPIRITUAIS QUE O ELEVA Á RECEBER ESTÁ MEDALHA. DEZENAS DE autoridades militares, civis e Espirituais... estiveram em total consenso...e nota-se que são poucos que assim foi feita está narrativa. A emoção mais uma vez tomou o pastor Jó Siqueira, e ele lembrou da primeira medalha que  recebeu na cidade de Itaboraí: EMBAIXADOR DA PAZ E TAM...