O caso de Rodrigo, o bebé que nasceu sem rosto, está a ser notícia na imprensa internacional. Do amor da mãe à negligência do obstetra, não foi só em Portugal que a história causo espanto.
Fonte:Observador
“Tutto il Portogallo ne parla, mentre montano le polemiche”(“Todo Portugal fala sobre o caso, tamanha é a polémica”),escreve o italiano Il Sussidiario. “L’affaire suscite un véritable émoi au Portugal” (“O caso provocou agitação em Portugal”), refere a rádio francesa RTL. “Reports of those cases, detailed by Portuguese media, have provoked widespread outrage” (“Detalhes deste tipo de casos, detalhados pela imprensa portuguesa, provocaram indignação generalizada”), noticia a BBC. A história de Rodrigo, o “bebé sem rosto” que nasceu a 7 de outubro também está a chocar outros países.
Rodrigo nasceu no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, sem olhos, nariz e parte do crânio. Os especialistas que realizaram o parto surpreenderam-se e o amor da mãe Marlene Carvalho é o foco de notícias como a do tablóide britânico Daily Mail: “A mãe recusa-se a deixá-lo desde o dia em nasceu”,constata o jornal. Além disso, outro tema é comum: a negligência médica.
O espanhol ABC não poupa críticas: “Os horrores do curriculum deste médico são agora descobertos”. Artur Carvalho, o médico obstetra que a seguia Marlene numa unidade privada em Setúbal — a clínica Ecosado — é descrito como negligente. “Disse que às vezes algumas partes do rosto não são visíveis”, cita o Frankfurter Allgemeine contando o relato da tia do Rodrigo. Como todos os jornais, o alemão lembra que não foi a primeira vez que Artur Carvalho teve problemas com a Ordem dos Médicos.
Os pais apresentaram queixa ao Ministério Público contra o médico Artur Carvalho e a PGR anunciou que já abriu um inquérito. Desde que o caso foi revelado, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, pediu “desculpa aos portugueses” e iniciaram-se várias ações de fiscalização a clínicas como a Ecosado, que fechou.
O bebé Rodrigo, que tinha um prognóstico reservado, já consegue respirar e mamar sozinho. Na próxima segunda-feira, completará três semanas de vida.
Comentários
Enviar um comentário